quarta-feira, 1 de abril de 2015

Conceito de assassinos em série ou Serial killers

                     Noções básicas a considerar

        1 - Conceito de assassinos em série ou Serial killers

São indivíduos que praticam uma série de crimes, com um intervalo de tempo a separar cada um dos homicídios. Quando desses acontecimentos o assassino em série pode muito bem matar várias vítimas ao mesmo tempo.

2 -A inteligência do Serial Killer

Regra geral, é muito inteligente. Segundo estudos mais recentes efetuados pelo FBI, o seu quociente de inteligência anda aproximadamente entre os 110 e 120, podendo vir a ser ainda mais elevado em alguns assassinos. Mas, como afirma o FBI, este teste padrão está longe da verdadeira realidade, pois a capacidade que estes indivíduos têm em manipular os que os rodeiam e os subterfúgios que utilizam, são muitos.

3 - O Perfil do Serial Killer

Com base em estudos efetuados por conceituados médicos na área e baseando-se em alguns casos de crimes em série, é possível encontrarmos algumas particularidades comuns no período da infância desses agentes, tais, como, por exemplo, a presença da enurese em idade avançada, a prática de abuso sádico de animais ou de outras crianças, a destruição da propriedade, a piromania, devaneios diurnos, masturbação compulsiva, isolamento social, mentiras crônicas, rebeldia, pesadelos constantes, roubos, baixa autoestima, acessos de raiva exagerados, problemas relativos ao sono, fobias, propensão a acidentes, dores de cabeça constantes, possessividade destrutiva, problemas alimentares, convulsões, automutilações e o isolamento familiar e social.

4 - Características da Personalidade Psicopática

* Encantamento superficial e manipulação, como meio de sobrevivência pessoal;
* Mentiras sistemáticas e comportamento fantasioso;
* Ausência de sentimentos afetuosos;
* Amoralidade;
* Impulsividade;
* Incorrigibilidade;

5 - Classificação dos diferentes tipos de Serial killers

Mass Murder - (assassinos em massa) – De entre a quatro ou mais vítimas num mesmo local quando de um único acontecimento.
Spree Killer – Assassínios em locais diferentes num lapso de tempo muito curto. Esses crimes provêm de um acontecimento único e o seu encadeamento pode estender-se por um determinado período de tempo.

6 - Classificação dos diferentes tipos de Psicopatas

Psicopatas Amorais – Indivíduos insensíveis, arrogantes, antissociais ou perversos, destituídos de compaixão, de vergonha, de sentimentos de honra e conceitos éticos, que não sentem simpatia pelas pessoas do seu grupo social e que praticam condutas lesivas ao bem-estar e à ordem estabelecida. Sendo inútil qualquer tipo de recuperação a estes indivíduos.
Psicopatas Astênicos – Inserem-se em três grupos:
* Os sensitivos e assustadiços;
* Insatisfeitos;
* Perturbações das funções orgânicas;
Psicopatas Explosivos – Indivíduos irritáveis e coléricos, de que se costuma dizer que fervem em água fria. Frequentemente cometem delitos de sangue imotivados ou insuficientes motivados, agressões pessoais, resistência às autoridades e maus-tratos aos animais.
Psicopatas Fanáticos – Indivíduos que se caracterizam pela extrema importância que concedem a certas constelações idealistas, sejam relacionados com a própria personalidade, sejam ligadas a determinados sistemas religiosos, filosóficos ou políticos.
Psicopatas Hipertímicos – Caracterizam-se pelo senso de humor. Conseguem conviver amigavelmente com as pessoas, mas subitamente explodem em fúria desproporcionada.
Psicopatas Inadaptáveis – Indivíduos que apesar de uma educação razoável e de inteligência normal, são inseguros e falham no seu ajustamento social, profissional e econômico. Quando parece que o seu esforço vai ser recompensado, não têm perseverança para chegar a um resultado útil, pois são pessoas imediatistas.
Psicopatas Inseguros – Indivíduos marcados pela falta de confiança em si mesma e pela sensação de insuficiência que os domina. São pessoas honestas, escrupulosas e de caráter impoluto.
Psicopatas Ostentativos – Indivíduos mentirosos mórbidos, afáveis, solícitos, inteligentes, simpáticos, instáveis, defraudadores, vaidosos, excêntricos, que procuram aparentar mais do que aquilo que na realidade são e que, quando descobertos na sua delinquência, costumam alegar amnésia ou ignorância.
Psicopatas Sexuais – Indivíduos que possuem perversões ou aberrações sexuais primitivas, caracterizadas tanto pela intensidade do instinto como pelo desvio deste em natureza e finalidade. Entre os desvios sexuais encontram-se o onanismo, o narcisismo, o exibicionismo, a tealagnia (volúpia de ver), o feticismo, a frigidez sexual, a necrofilia, o sadismo, o masoquismo e o homossexualismo.
Psicopatas Toxicofílicos – Os toxicômanos exibem sinais de distúrbios de conduta e de caráter que os levam à prática reincidente de prevaricações ou de delitos.
Psicopatas com Reatividade Múltipla – Indivíduos em que os caracteres anormais exibem várias formas de reação psicótica, de tal sorte que não é possível enquadrá-los em nenhum dos tipos descritos anteriormente.


Viaturas blindadas

Keiko Ota ressalta que é dever do Estado proteger os profissionais da área de segurança.
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8146/14, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), que determina que todas as viaturas dos órgãos de segurança pública sejam blindadas.
Pelo texto, as que já estiverem em operação serão adaptadas para instalação da blindagem balística. A parlamentar destaca que os integrantes dos órgãos de segurança pública no cumprimento de suas atribuições funcionais estão submetidos a diversos riscos. “O mesmo Estado que dá essas atribuições e faz com que esses profissionais corram o risco de serem mortos ou lesionados é o que tem o dever de protegê-los contra toda sorte de agressões e atentados”, afirma Ota.
Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), as partes dos carros que são blindadas são: teto, vidros, colunas, atrás do banco traseiro (porta-objetos), caixas de rodas, portas, proteção entre o painel e o motor, maçanetas, por trás dos espelhos retrovisores e tanque de combustível.
Fonte - agenciacamara