segunda-feira, 2 de março de 2015

Polícia quer acabar com alertas de blitz do aplicativo Waze



O Google está sendo pressionado por xerifes de algumas regiões dos Estados Unidos para desligar a função que compartilha informações sobre onde estão as blitzes policiais no aplicativo Waze. O pedido não tem a intenção de aprender mais condutores embriagados, mas sim de resguardar a segurança dos policiais.
Segundo os policiais que solicitam tal mudança, eles podem se tornar vítimas fáceis, visto que bandidos podem saber onde eles estão. Até o momento, não há ligação entre a informação dada pelo aplicativo e ataques a policiais, de acordo com reportagem publicada no jornal The Guardian. Contudo, as fontes ouvidas pelo periódico alertam que isso é uma questão de tempo.
A porta-voz do Waze, Julie Mossler, declarou que a empresa pensa muito em segurança: “O Waze mantém os cidadãos seguros, promove respostas de emergência rápidas e diminui congestionamentos”. Atualmente, o aplicativo é um dos mais populares e utilizados em smartphones.
Caso suspeito em Nova Iorque
O policial na Califórnia do Sul, Sergio Kopelev, e o policial da Virginia, Mike Brown, são contra a ferramenta. Em entrevista ao The Guardian, eles se lembram do caso de Ismaaiyl Brinsley, que após postar xingamentos no Waze contra o Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi acusado de matar dois policiais.