domingo, 12 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS

Uma das parábolas mais conhecidas de Nosso Senhor Jesus Cristo é a do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32). Trata-se da história de um rapaz que pediu ao seu pai a sua parte na herança, e partiu para uma terra distante.
Lá passou a viver dissolutamente, desperdiçou os seus bens e padeceu necessidades. Para sobreviver, foi para o campo cuidar de porcos e desejava alimentar-se com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, disse:
- Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão e eu aqui passando fome! Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai e lhe direi: Pai pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos empregados.
Levantando-se, voltou para a casa do pai. Ainda longe, o pai o avistou e movido de íntima compaixão, correu ao seu encontro e lançou-se ao seu pescoço e o cobriu de beijos. Então o filho lhe disse:
- Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai falou para os criados:
- Trazei depressa a túnica mais preciosa e vesti nele, ponha no dedo um anel e sandálias nos pés. Trazei um bezerro cevado para matar e comamos alegremente, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, tinha-se perdido e foi achado. E celebraram com festa!
Nosso Senhor contou esta estória para mostrar o amor de Deus pelo pecador que reconhece o seu estado de miserabilidade, que confessa o seu pecado e que se volta arrependido para os braços acolhedores do Pai Celestial.
No aspecto espiritual, o homem estava morto enquanto vivia no pecado, mas nasceu de novo ao renunciar ao pecado. Ao voltar-se para Deus, tornou-se nova criatura. As coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo para o filho pródigo.
No aspecto material, o texto revela, também, o amor de um pai pelo seu filho. Mesmo diante de uma ingratidão, de uma grande decepção, o pai é o efetivo abrigo, é o coração afável que está sempre disposto a receber carinhosamente o filho amado.
Seja qual for o aspecto da vida que ele leva, o pai se alegra com o retorno do filho e só deseja a sua felicidade. Filhos, coloquem-se no papel do pai da presente ilustração e tentem experimentar a sua angústia pela falta de notícias, a preocupação por não saber do paradeiro do filho, a imensidão da sua saudade, da sua esperança de um dia reencontrar o filho perdido, e por fim a alegria do pai pela volta desse filho.
Reflitam sobre a atitude do pai ao celebrar, com alegria, aquele momento de felicidade com o filho que estava “morto” e que “reviveu”. Tentem entender como funciona o coração de um pai que verdadeiramente ama o seu filho. Filhos, honrem os vossos pais para que se prolonguem os vossos dias sobre a face da Terra.
Por isso, diariamente, reze pelo seu pai, e lhe diga:
- PAI, EU TE AMO!

FELIZ DIA DOS PAIS