terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O novo Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno é apresentado

A Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) apresentou o novo Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno, no Recife, nesta terça-feira (7), às 11h. Os governos federais e estaduais investiram R$ 25 milhões no Presídio Professor Aníbal Bruno (PPAB). O local foi dividido em três unidades independentes, formando um Complexo Prisional, com cerca de 19.000 m² de área construída.

Segundo as informações do governo de Pernambuco, cada uma das três unidades é gerenciada por um diretor. Os presídios agora têm os seus próprios refeitórios, escola, sala de laborterapia, padaria, enfermaria, cozinha e redes de água, esgoto, telefonia e energia elétrica, além de portão exclusivo para facilitar o acesso dos familiares e advogados.

Para facilitar o controle da população carcerária, foram construídos muros de concreto delimitando o espaço de cada unidade. As ativações de 24 guaritas e as instalações de 72 câmeras de vigilância interna deverão tornar o local mais seguro.

Além da reforma estrutural, foram tomadas medidas relativas aos funcionários e equipamentos do local. Trezentos agentes penitenciários substituíram os policiais militares, que eram responsáveis pela guarda interna do Complexo.

A SERES ainda adquiriu aparelhos de raios-x, detectores de metais e armamentos letais e não-letais. De forma inédita no Sistema Penitenciário, os detentos estão sendo distribuídos nos pavilhões de acordo com a gravidade do crime que cometeu e a quantidade de processos que responde.

Ainda segundo as informações da SERES, a capacidade de atendimento de saúde foi ampliada com a contratação de profissionais de diversas áreas. As equipes multidisciplinares são formadas por médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e psicólogo. Para o encaminhamento ao atendimento externo foram adquiridas três ambulâncias do tipo Semi-UTI.