sábado, 8 de janeiro de 2011

Agentes penitenciários fazem paralisação em Curitiba


Cerca de 500 agentes penitenciários de Curitiba paralisaram os trabalhos . Os funcionários estão nas unidades, mas suspenderam o banho de sol e o atendimento nos presídios. A ação é uma forma de protestar pela morte de Carlos Alberto Pereira, o Federal, assassinado no portão de casa na terça-feira (4). 

"O ato é uma medida pontual. Nesse momento de comoção depois da morte do nosso colega, não poderíamos voltar normalmente ao trabalho", diz José Roberto Neves, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen). De acordo com a entidade, quatro agentes penitenciários foram mortos no último ano somente em Curitiba.

Durante a manhã, representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) se reuniram com a secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. Segundo Neves, foram discutidos pontos importantes que estão sendo reivindicados pela categoria há algum tempo.
Entre eles, que a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) dê prioridade à investigação do assassinato de Pereira. Sobre a questão do porte de arma, Maria Tereza afirmou que fará um estudo sobre a regulamentação com o auxílio da Sesp e da Polícia Federal.
Em decorrência da morte de Pereira, o sindicato pediu a criação de um Núcleo de Inteligência na Secretaria de Justiça para investigar ameaças feitas a agentes penitenciários. "Precisamos de mais profissionalismo e rapidez na resolução deste tipo de crime", disse Neves.
Outro ponto tratado no encontro foi em relação à administração dos presídios. De acordo com Neves, a secretária irá analisar a possibilidade de funcionários de carreira da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania ficarem à frente do cargo.

AGENTES PENITENCIÁRIOS SÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO


A Secretaria de Ressocialização está convocando 809 candidatos classificados na última etapa de seleção aos cargos de Agente de Segurança Penitenciário para realizarem matrícula no curso de formação profissional. As inscrições devem ser efetuadas a partir do dia 10, com as turmas 1, 2 e 3, e seguem até o dia 14, cada dia com três turmas classificadas pela ordem de classificados.

Greve de Agentes Penitenciários impede visitas

A revolta era maior entre as mulheres que se deslocaram de outras cidades para Maceió, como Pilar, Marechal Deodoro e Arapiraca


Uma paralisação dos agentes penitenciários do Estado pegou de surpresa diversas mulheres de presos que esperavam visitar, ontem pela manhã, os maridos que se encontram detidos no Sistema Prisional.
Muitas haviam chegado logo cedo, na expectativa da visita, mas foram impedidas de entrar no Baldomero Cavalcanti e no Cadeião. O resultado foi um protesto em frente ao Baldomero, com as mulheres dos detentos invadindo o local, pulando a cerca de arame farpado do presídio.
Apesar da investida, elas não conseguiram ver os presos. “Isso é um absurdo. Estou aqui desde as 4 horas da manhã”, desabafa Fernanda Martins da Silva. O marido dela cumpre pena no Baldomero Cavalcanti e só deve deixar o local daqui a cinco anos.
Fonte- gazeta

Repórter é presa acusada de troca de favores com traficantes

Uma repórter foi presa no Paraná, acusada de ligação com traficantes. Maritânia Forlin, de 28 anos, foi presa em casa. Segundo a polícia, ela contava o que sabia sobre operações policiais e recebia informações sobre crimes para conseguir reportagens exclusivas.
Gravações telefônicas, feitas com autorização da Justiça, mostram uma conversa de Maritânia com criminoso. 
- Eu fui levar o Chinês para fazer um 'corrinho' hoje, entendeu? - diz o homem.
- Hoje? - pergunta a repórter.
- É, lá na vila candida, pegar o cara, não achamos o cara.
- E ia apagar o cara?
- Vai.
- Você tem que fazer o serviço e depois me liga: acabamos de fazer o negócio. Faz dias que não dá homicídio. A cidade está muito parada.
- Mas vai ter homicidinho logo para vocês. Não demora não.
- Ai, ai, ai...
- Tá proximo.