quarta-feira, 24 de março de 2010

A Injustiça do Governo Pernambucano com os seus Agentes Penitenciários

Os Agentes Penitenciários do estado de Pernambuco estão passando maus bocados nas mãos do atual governador Eduardo Campos. Com uma história de oxigenação, o governador tem em nome de uma questionável justiça, promovido o que podemos chamar de uma das mais absurdas e políticas de melhoria na comentada Secretaria de Desenvolvimento Social do governo, os Agentes Penitenciários vem sofrendo com o descaso e falta de atenção no que tange a promoção (PCCV) e campanha salarial.


O caso mais recente de contrariedade foi o “acordo” feito com a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário de Pernambuco, que após 14 anos, o governo deu uma esmola, um aumento de 15%, aumentando insignificante diante dos baixos salários, causando assim um mal estar, e mostrando um total desprezo do governo pelos Agentes Penitenciários de Pernambuco. Pois se o governo aumentasse em 100% os salários, não oneraria em nada no orçamento do Estado, o que é setecentos mil reais no orçamento do Estado? Quase nada!


Os Agentes Penitenciários tem sido alvo de injustiças por parte do Governo Eduardo Campos, pois estes não possui representatividade junto aos parlamentares pernambucanos, ou órgão que cuidam de seus interesses, não são articulados para um movimento ordeiro e reivindicatório, pois não tem contingente suficiente para dá pressão, são pouco mais que 700 Agentes Penitenciários, fazendo assim que os servidor submeta-se de modo humilhante a baixos salários, e tenham extrapolados seus limites de tempo longe da família, lazer, estudos e amigos, já que precisam complementar a renda com um serviço que mais escraviza que ajuda – o PLURI-EMPREGO - onde recebem pouco mais de R$ 380,00 para VENDEREM suas folgas, caso contrário, o Agente Penitenciário não possuirá meios de pagar suas contas ou colocar comida na mesa para os seus familiares. Os Agentes são mal assistidos, mal remunerados, e mal atendidos em suas necessidades básicas.

A Tática do Governo tem sido uma desde o governo Jarbas: Dividir os Agentes pelo bolso. Onde uns poucos tem boas gratificações e outros só tem o mísero salário. Um Agente Penitenciário ganha pouco, isto porque Recife é considerado uma das cidades mais violentas do País, o PIB do Estado cresceu 5% há mais que de todo o País, somos um dos maiores distritos e pólos empresariais e tecnológicos do Norte-nordeste, somos grandes exportadores de frutas (vale do São Francisco), e possuímos uma geografia que favorece e muito turismo e o ecoturismo, resumido, Pernambuco é uma da maiores rendas de arrecadação do Nordeste (quem sabe até do País!), por isso não se admite nem se explica ou justifica a falta de atenção do Governo Pernambucano para com pouco mais de setecentos Agentes Penitenciários!


O Nosso Estado tem sofrido vergonha internacional, Turistas são mortos (só que me lembro: Israelense, Alemã, etc.), assaltados, traumatizados, frustrados, por não contarem no paraíso nordestino com uma segurança a altura de tantas belezas - Estes não voltam mais! As Drogas cada dia mais estão sendo provadas e consumidas indiscriminadamente pelos jovens, estes se associam cedo ao narcotráfico, entre outras coisas que se tratadas fossem agora, não haveria condições de serem todas relatadas ou agrupadas. O resultado disso é que a população residente e a turista sofrem com a falta de valorização do profissional de segurança, aumentando cada dia o número de detentos nos Presídios Pernambucanos, não podendo o servidor investir mais em si mesmo, muito menos dedicar-se à sua profissão sem se preocupar com outras fontes de renda. Você confiaria num profissional que não pode atualizar-se, investir um curso vital para sua área de trabalho, ou estivesse extremamente exausto e estressado por não possuir mais suas horas de repouso?

Você acredita que o Agente Penitenciário de Pernambuco não pode participar de fórum, palestras, cursos relativos à segurança, e que trabalha praticamente tempo integral (larga do plantão e assume a função de vigilante (normalmente 12 horas por dia)? Como você se sentiria numa situação como esta, de extremo desgaste pessoal, moral e psíquico. Pense um pouco, pois este é o retrato do Agente Penitenciário de seu Estado.