quinta-feira, 23 de abril de 2009

Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário de Pernambuco – ASPEPE

ASSEMBLÉIA GERAL DA












ASPEPE / SINDSERPE

ASSEMBLÉIA GERAL DOS SERVIDORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE PERNAMBUCO


DIA: 28/04/2009 (terça-feira)
HORÁRIO: 14:00 horas
LOCAL: AUDITÓRIO DA OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Rua do Imperador dom Pedro II, 235. Bairro: Santo Antônio. (Próximo ao Fórum Paula Batista e Palácio da Justiça)

PAUTA

1. INFORMAÇÕES GERAIS
2. AVALIAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO
3. DELIBERAÇÕES
4. ENCAMINHAMENTOS PARA AS NEGOCIAÇÕES 2009
5. OUTROS

Donos de carro de luxo têm bolsa do ProUni

Embora se destinem apenas a jovens com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa da família, bolsas integrais do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram concedidas a mais de mil proprietários de carros novos, entre eles modelos de luxo, como Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan, informa reportagem de Marta Salomon, publicada na Folha desta quinta-feira.
A irregularidade, informa a reportagem, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores).Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários.O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o estudante será desligado do programa. "Em caso de má-fé, o Ministério Público será acionado", disse o ministro.
Fonte - bol.com

Advogados e magistrados criticam postura de ministros que discutiram no STF

Os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, criticaram hoje (23) a discussão pública travada na sessão plenária de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa.
Britto salientou que se tratavam de questões de caráter pessoal levadas indevidamente ao plenário e lembrou que os ministros deveriam dar bons exemplos para evitar o desgaste de todo o Poder Judiciário. A descrença da população em relação ao Judiciário, ressaltou Britto, pode acarretar em tentativas de "vingança privada", de se fazer justiça com as próprias mãos. "Espero que esse tipo de episódio não se repita e que a população possa acreditar mais no Judiciário. Se a população desacreditar, nós vamos ter um país sem justiça", afirmou Britto, em entrevista concedida à imprensa em João Pessoa, na Paraíba.Em nota, o presidente da AMB disse que confia na presidência do STF, mas que "as discussões não colaboraram para o aperfeiçoamento da Justiça e não fizeram jus à grandeza daquela Corte ou do próprio Poder Judiciário, que tanta contribuição tem dado à sociedade brasileira".A discussão que ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do país teve seu auge no momento em que Barbosa acusou Mendes de "destruir a credibilidade do Judiciário brasileiro" e de possuir capangas em Mato Grosso (Estado de origem do presidente do STF). Os ministros divergiram em relação ao julgamento de um recurso em ação que questionava a criação de um sistema de seguridade do Estado do Paraná. Barbosa se irritou quando Mendes disse que ele não tinha condições de dar lição a ninguém.A sessão foi encerrada a partir de uma sugestão do ministro Marco Aurélio Mello. Na sequência, oito ministros se reuniram sem a presença de Mendes e Barbosa, por convocação do vice-presidente do STF, Cezar Peluso. No encontro os ministros cogitaram a aplicação de uma advertência formal a Barbosa, mas a maioria preferiu uma reação mais diplomática. Em nota, os ministros lamentaram o episódio e reafirmaram "a confiança e o respeito" à atuação institucional de Mendes.A sessão de hoje (23) foi cancelada. A assessoria do STF não confirma que a briga de ontem tenha motivado o cancelamento.
Fonte - bol

Polícia Civil suspende liberação de corpos, emissão de documentos e perícias

Instituto Tavares Buril (ITB) paralisa todas as suas atividades nesta quinta-feira (23). A mobilização, com duração de 24 horas, faz parte do calendário de manifestações dos policiais civis em Pernambuco e atinge todos os serviços realizados pelo órgão. De acordo com Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), entre os serviços que serão interrompidos devido à paralisação estão a liberação de corpos, emissão de documentos e perícias (veja lista completa abaixo). A partir das 7h, representantes da categoria estarão em frente à sede do ITB , na Rua da Aurora, no Centro do Recife, com faixas, carro de som e distribuindo uma carta aberta para informar à população os motivos da mobilização. A agenda de protestos foi aprovada em assembleia geral realizada na última quinta-feira, dia 14, na sede Sinpol e segue até o dia 27 de abril. As principais reivindicações da categoria são o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a carga horária de 40 horas semanais. O sindicato afirma que, se até o dia 27 de abril, às 19h, não ocorrer avanços na negociação com o Governo do Estado, será convocada uma assembleia da categoria para início de uma greve por tempo indeterminado. Esta é a terceira vez neste ano que os policiais civis ameaçam paralisar totalmente suas atividades.SERVIÇO:ITB - Serviços paralisados nesta quinta-feira (23)- emissão dos laudos necro-papiloscópicos, documentos que identificam os cadáveres e usados para a liberação dos corpos pelo Instututo de Medicina Legal (IML);- emissão de RGs e antecedentes criminais; - perícias papiloscópicas, que colhem impressões digitais em locais de crime e documentos; - produção de retratos-faldos
Fonte - pe360graus

EUA querem criar comando militar para combater pirataria na informática

governo americano quer criar um novo comando militar para combater a pirataria na informática, revelou nesta quarta-feira à AFP um alto funcionário do Pentágono. Esta iniciativa, que será anunciada oficialmente nas próximas semanas, integrará uma série de medidas estudadas pela Casa Branca para melhorar a "cibersegurança" dos Estados Unidos, explicou o responsável.Este "cibercomando" seria subordinado ao Comando Estratégico Americano (Stratcom), que já dirige os esforços dos Pentágono para preservar a integridade das redes informáticas militares, destacou.O anúncio acontece em meio ao aumento do número de ataques às redes americanas perpetrados por talentosos "hackers", em maioria chineses e russos.Segundo um relatório recente do Pentágono, a guerra cibernética é uma das prioridades de Pequim, e muitas das intrusões nas redes de computadores dos governos americano e de outros países "parecem ser procedentes" da China."O número de tentativas de intrusão foi multiplicado por dois recentemente", afirmou terça-feira um porta-voz do Pentágono. O departamento da Defesa americano gastou mais de 100 milhões de dólares nos seis últimos meses para consertar os danos provocados pelos ataques de piratas.De acordo com o Wall Street Journal, hackers conseguiram entrar no programa de armamento mais caro do Pentágono, o projeto de caças F-35. No entanto, não conseguiram acessar nenhuma informação secreta.Segundo o jornal, hackers chineses e russos invadiram a rede elétrica americana diversas vezes no ano passado.O secretário americano da Defesa, Robert Gates, recomendou recentemente formar 250 "ciberespecialistas" por ano, em vez dos 80 atuais.