sexta-feira, 6 de março de 2009

Grupo rouba armas de centro de treino policial em SP

O Centro de Treinamento Tático (CTT), que fica em uma área arrendada dentro da fábrica da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), em Ribeirão Pires, na Região Metropolitana de São Paulo, foi invadido no final da noite de ontem por dez homens que roubaram 12 fuzis e 40 pistolas, além de cerca de 60 mil cartuchos de munição. No site do centro de treinamento, o CTT afirma ser "um empreendimento único na América Latina por conjugar, numa parceria de excepcional eficiência, uma indústria de munições do porte da CBC a uma estrutura de ensino na área tático policial".



O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, criticou as condições de segurança e armazenamento das armas do local. "É um lugar absolutamente inseguro", afirmou o secretário ao sair de uma visita ao CTT, por volta das 2h de hoje. "Não é possível que fuzis e armas sejam guardados assim", avaliou. De acordo com Marzagão, as armas do CTT - entre elas fuzis, pistolas calibre 40 e 380 e carabinas calibre 12 - são armazenadas em um local protegido por duas portas com travas. Ao final do expediente, um funcionário trava as portas, liga um alarme e vai embora.
Fonte - Globo

Explosão na Polícia Federal de Manaus mata um e fere ao menos dois

MANAUS - Uma explosão no laboratório da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (27), em Manaus, causou a morte de um policial federal e ferimentos graves em mais dois. A explosão ocorreu por volta das 18h35, horário de Brasília. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as causas ainda são desconhecidas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, os três policiais federais estavam trabalhando sozinhos no local no momento da explosão. O laboratório está localizado na sede da PF, em Manaus, e é utilizado para análises de drogas e outros materiais apreendidos. Toda estrutura do laboratório ficou comprometida pelo fogo e a área foi completamente isolada.

As causas da explosão serão investigadas por peritos da própria Polícia Federal. Ainda não se sabe que tipo de material os policiais estavam manipulando, mas no local existem substâncias químicas diversas, inclusive inflamáveis.

Fonte - Último Segundo

CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL: MPF CENTRALIZARÁ INVESTIGAÇÕES EM BRASÍLIA

O Ministério Público Federal (MPF) vai centralizar na Procuradoria da República em Brasília as investigações sobre possíveis irregularidades ocorridas no concurso para agente penitenciário federal.

O concurso foi realizado no dia 15 de fevereiro em várias cidades do país e denúncias de irregularidades foram registradas em quatro estados – Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília. Para ter mais agilidade nos resultados e evitar repetição de procedimentos, o MPF decidiu por concentrar as investigações em sua unidade no Distrito Federal.

Em Rondônia, candidatos relataram desorganização na identificação do local do certame, permanência de pessoas portando armas de fogo dentro das salas, celulares ligados durante o exame e fiscais distribuindo caderno de questões nos corredores. Em Brasília, uma denúncia anônima informou um possível esquema de venda de gabaritos. O mesmo foi relatado em Minas Gerais.

Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, a centralização das investigações em Brasília pode ser mais ágil e dará mais consistência a uma possível recomendação ou ação civil pública que o MPF venha a instaurar.

Fonte - MPF/RO

Decisão federal sobre feriado divide opiniões

A decisão do Governo Federal considerando feriado civil a Data Magna de todos os Estados brasileiros norteou, ontem, o discurso do deputado Antônio Moraes (PSDB). Em Pernambuco, o dia 6 de março, considerado o início da Revolução de 1817, foi escolhido como Data Magna.

Para o parlamentar, há uma divergência entre as leis estadual e federal que versam sobre o tema. A Lei n0 13.386, de autoria da deputada Terezinha Nunes (PSDB), determina que o dia seja considerado ponto facultativo, mas a Lei Federal n0 9.093/95 o define como feriado.

"O projeto da deputada Terezinha é importante porque resgata a história de Pernambuco, mas havia, na Alepe, uma maioria que discordou da concessão do feriado e, por isso, aprovou o ponto facultativo descrito no texto da matéria. Acredito que a medida federal prejudicará os comerciantes da Capital e do Interior pernambucano, pois acabamos de sair do Carnaval e, no próximo mês, teremos a Semana Santa", observou Moraes.

O parlamentar sugeriu ao presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), a realização de um encontro com os líderes partidários da Casa na tentativa de solucionar o impasse. O Ministério do Trabalho informou que o empregador que descumprir a determinação federal será multado.

Fonte - DOE/PE