segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mais um túnel encontrado no PFDB

      Mais um túnel foi encontrado no pátio do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife. Com aproximadamente um metro de profundidade por um metro de extensão, o buraco foi localizado na tarde do sábado passado durante uma ação desenvolvida pelos agentes penitenciários da unidade e do Grupo de Operações de Segurança da Seres.
De acordo com a Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) nenhum preso fugiu e túnel foi fechado. Este foi o sétimo túnel identificado na mesma unidade prisional desde janeiro deste ano.
O último caso aconteceu no dia oito deste mês, quando um túnel foi descoberto, no quarto de uma casa localizada ao lado do Presídio Aníbal Bruno, no Recife. Após investigações, o serviço de inteligência da Polícia Militar foi ao local e prendeu três pessoas em flagrante, entre eles, uma mulher que seria esposa de um preso do Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional.
De acordo com a polícia, a cratera de mais de um metro de largura, escavada de fora para dentro da unidade prisional, daria vazão a uma fuga coletiva de presos. O imóvel havia sido alugado há cerca de 20 dias. Após o flagrante, outros dos suspeitos foram presos em Curcurana, Jaboatão dos Guararapes.
No dia dois de agosto deste ano, três detentos escaparam do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado, antigo Aníbal Bruno. Eles conseguiram fugir por um buraco no muro da unidade. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), os detentos aproveitaram o horário de visita para escapar. Foi necessário esperar cessar o fluxo de visitantes, às 16;00hs, para realizar uma contagem e identificar o número de foragidos.
Seis dias antes, foi publicada a foto de um buraco na parede do presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros, dentro do complexo, que estaria sendo usado como ponto de fuga de detentos. A imagem foi enviada através do WhatsApp da TV Clube/Record. Na ocasião, fugiram mais dois detentos.
Fonte-dp


Raio X flagra celular e carregadores no reto de preso

        Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, o presidiário foi levado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde passou por cirurgia para a retirada dos objetos.
A pasta informou que a operação foi feita pela Gerência de Inteligência e os servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), onde o preso cumpria pena.
Os aparelhos estavam embalados em plástico dentro do corpo do homem. A secretaria não informou por que o detento estava na unidade. Presos que cometerem infrações durante o período e forem pegos em flagrante perdem todos os direitos já alcançados e a pena do novo crime soma-se às outras.
O Saidão do Dia das Crianças beneficiou 1,2 mil presidiários. Eles deixaram as unidades na manhã da última sexta-feira (9) e deveriam retornar às 10:00hs desta terça-feira.
Segundo o GDF, a medida tem o intuito de contribuir para o processo de ressocialização dos presidiários e é concedida a detentos que estejam cumprindo pena em regime semiaberto e tenham histórico de bom comportamento.
O Saidão é concedido em datas comemorativas específicas, como Dia dos Pais, Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares.
Nos dias que antecedem as datas, a Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos condenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

Agente Penitenciário de Pernambuco é campeão mundial de jiu-jitsu

O Agente Penitenciário de Pernambuco George Mendonça se tornou campeão mundial de Jiu-Jitsu nesse domingo (16) no Espírito Santo. O Mundial de Jiu-Jítsu Profissional GI e NOGI da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) ocorreram no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, conhecido como Tancredão.
George é Agente na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste, e recebeu patrocínio do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) para participar da competição.
“Fui para este mundial preparado para lutar pelo título. Fiz treinamento psicológico e reforcei meus treinamentos nestes últimos dois meses. Realizei três treinos por dia, reforçando minha alimentação e focando na competição”, afirmou.
Neste ano de 2015, George já garantiu vários títulos importantes. O Campeonato Brasileiro e o Campeonato Norte e Nordeste foram alguns que o Agente Penitenciário subiu no lugar mais alto da competição, além do Vice-Pernambucano.

Fonte-uol

SECRETARIA ENCAMINHA LISTA DE AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE TERÃO O DIREITO A PROGRESSÃO POR TITULAÇÃO/QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Executiva de Ressocialização após análise da Comissão de Avaliação do Plano de Cargos encaminhou à Secretaria de Administração alguns processos que tiveram de ser reavaliados devido a necessidade da nomeação de nova Comissão.
A Comissão Paritária do Plano de Cargos e Carreiras, que foi recentemente nomeada no dia 26 de agosto de 2015, começou a analisar os requerimentos dos cursos de qualificação profissional e titulação.
A Comissão deu prioridade aqueles processos mais antigos para agilização e encaminhamento à Secretaria de Administração.
Existiam alguns processos que estavam com problemas no reconhecimento do curso para o deferimento das cargas horárias.  Na análise realizada nesta terça-feira, foram deferidos 69 (sessenta e nove) processos, e que foram encaminhados nesta terça-feira à Secretaria de Administração.
Informamos que cerca de 20 (vinte) processos faltaram as ementas dos certificados, onde estes servidores serão notificados pela Gerência de Recursos Humanos para a complementação e posterior deferimento.
Além destes, cerca de 18 (dezoito) processos apresentaram algumas restrições e indeferimentos parciais, onde estes servidores serão notificados pela Gerência de Recursos Humanos para retificação.
Estamos informando que a Chefia de Gabinete emitiu um relatório  a Gerência de Gestão Pessoal  da relação dos servidores que estão com pendências. Isto aconteceu após a emissão do relatório que foi finalizado nesta  terça-feira (13 de outubro de 2015).
O Encaminhamento da relação dos servidores que estão devidamente deferidos, que são no total de 69 (sessenta e nove) processos foi encaminhado com urgência para implantação na Secretaria de Administração. O Acordo estabelecido e confirmado pelo Secretário de Administração é que será retroativo a agosto/2015.
Esta agilização foi realizada para implantação urgente em folha. A Lista encontra-se já no setor responsável para implantação (GGPOP/SAD).
Fonte-sindasppe

Pernambuco é o quarto Estado com maior número de mandados de prisão em aberto

        Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta Pernambuco como o quarto Estado com maior número de mandados de prisão em aberto. No total, há 34.208 mandados que faltam ser cumpridos.
Atualmente, a população carcerária pernambucana é de aproximadamente 31 mil detentos. Se a polícia conseguisse prender todas as pessoas que ainda faltam, estima-se que o número de presos saltaria para 65 mil. No entanto, há apenas 11 mil vagas nas unidades prisionais. O sistema carcerário entraria em total colapso.
Uma curiosidade é que a quantidade de mandados em aberto é superior à população total de quase 130 municípios pernambucanos, de acordo com os dados do último IBGE.
No País, São Paulo lidera o ranking com maior número de mandados que faltam ser cumpridos. São 124.158, segundo o CNJ. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 47.598. Já o Rio de Janeiro leva a medalha de bronze, com 39.014 mandados em aberto.