quarta-feira, 4 de junho de 2014

CARTEIRA FUNCIONAL


POR QUE O SINDICATO NÃO MOSTROU O NOVO MODELO DA NOSSA CARTEIRA FUNCIONAL NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA? POR QUE SERÁ?
SERÁ QUE A NOVA CARTEIRA SERÁ MAIS UM ENGODO?


Exoneração e agradecimentos



Prezados (as) companheiros (as) Agentes Penitenciários Policiais Civis de Pernambuco,


Comunico aos nobres colegas que solicitei exoneração do cargo para me inscrever na OAB e, então, passar a exercer a Advocacia. No entanto, cabe ressaltar o quanto foi difícil fazer isso, visto que a famosa “estabilidade” ainda “assombrava”, pois o mercado de trabalho não anda nada fácil.
Como sabem, vim de longe para esta cidade em busca do tão sonhado “ingresso no serviço público”, pois cerca de 25 mil pessoas se candidatam na última seleção e somente 809 conseguiram frequentar o curso de formação.
A frustração que passei junto a outros colegas pela não nomeação imediata, após o CFASP 2011, foi enorme. A exposição de nossas imagens e a batalha para que aquela ocorresse também. Passeatas, acampamentos e idas e vindas perante os gabinetes de diversas “autoridades” não me fizeram desistir de atingir essa meta, mesmo que o desânimo aparecesse quando víamos boa parte dos demais companheiros não participando da luta.
Nesses 02 anos e quatro meses de atividade penitenciária, pude ver o quanto o ser humano fica “frágil” perante a imposição da lei, bem como testemunhar lições de vida que esta emprega em determinados seres que se autodenominavam “superiores” perante os outros. A realidade é “nua e crua”, sem arrodeios...
Enfim, um aprendizado. Trabalhar com pessoas não é fácil... Que o diga quando estão “confinadas”. Ninguém sabe como é a realidade prisional... Somente o valente “carcereiro” ... Pois sempre tem aqueles que contam: “Olha, eu entrei no Aníbal Bruno!”. Que nada... Só foram na parte administrativa, três portões antes dos pavilhões...A coragem do penitenciário é inigualável.
O exercício da segurança penitenciária ocorre após a atuação do servidor como psicólogo, orientador, padre, médico, professor, etc., mas a sociedade não sabe desse trabalho árduo do ASP, em prol da garantia do sossego da comunidade ... Reconhecimento é tudo, agradecimento é obrigação...
Após cinco anos de estudo jurídico, que me ajudou para com a pesquisa e conhecimento sobre minha ex-profissão, e sessenta dias pensando se iria advogar ou não, tomei essa dura decisão. No entanto, saio feliz pois fiz amizades e amadureci perante tamanha responsabilidade pela “guarda” e administração de pessoas.
Desde já, grato pela atenção e pelos votos de apoio que recebi. Abraço a todos, pois agora a luta se reinicia para mim. Agora, o ganho do pão será diário, sem “três dias de folga” e “plantão de ouro”. Obrigado.
Ênio Carvalho.