segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Feliz Aniversário Santa Cruz



 



Recife amanheceu nesta segunda-feira com um festival de fogos. O barulho ensurdecedor da sirene no estádio do Arruda, foguetes e bombas anuncia o início das festividades do centenário do Santa Cruz, clube com uma das torcidas mais fanáticas do país, e que completa 100 anos de existência neste dia 3 de fevereiro. Com uma programação anual para comemorar o momento importante, o clube realizará nesta noite uma missa no mesmo local onde a história começou a ser escrita: a igreja da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista.
No pátio da Igreja Matriz do Bom Jesus da Santa Cruz, crianças no auge de seus 14 e 16 anos ignoram o fato de não ter nenhum campo de futebol em Recife e se divertem jogando bola nas ruas do distrito de Boa Vista. Era dia 3 de fevereiro de 2014, quando 11 garotos se reuniram, por volta das 19h, na rua Mangueira para fundar o Santa Cruz Futebol Clube (antes escrito Santa Cruz Foot-Ball Club).
O presidente do clube, Antônio Luiz da Silva Neto, enaltece as comemorações e minimiza as críticas que têm recebido dos torcedores, que alegam passividade do departamento de marketing. “O que pode estar ocorrendo é uma desinformação. Outros clubes comemoram o centenário em um dia só e não deu certo, pois foram muito criticados. Os torcedores precisam entender que temos hoje pessoas que entendem de marketing, e talvez eles estejam precipitados”, declarou.
A diretoria do Santa Cruz, em conjunto com a fornecedora de material esportiva, a Penalty, organizou para o próximo dia 7, sexta-feira, o lançamento dos novos uniformes para a temporada. Além das novas camisas, haverá uma reunião extraordinária para a entrega do título de beneméritos e conselheiros nato.
Uma partida comemorativa também está sendo organizada. Embora não tenha data para acontecer, Ricardo Rocha, ex-zagueiro do Santa Cruz e seleção brasileira, é quem está a frente das negociações para fechar com um adversário. O mais cotado é a seleção brasileira de 1994.
Flávio Caça Rato começou a carreira no rival Sport em 2005, mas não demorou para cair nos braços da torcida do Santa Cruz. Após bom desempenho no Campeonato Pernambucano de 2011 pela Cabense, o goleador foi contratado e no time coral colecionou os títulos Estaduais (2012/13) e Série C do Campeonato Brasileiro (2013). Para retribuir o carinho, o jogador, mandou um recado aos torcedores.
“Um Feliz Aniversário ao Santa Cruz. Esperamos que possamos voltar à Série A do Campeonato Brasileiro neste ano tão importante. A torcida pode ficar tranquila, pois faremos de tudo para que isso aconteça”, prometeu ele.
No dia 7 de fevereiro, haverá o lançamento da linha de uniformes do time para o centenário; o lançamento do livro do retrospecto do Santa Cruz entre 2000 e 2013, de autoria dos historiadores Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro; e o lançamento do CD do compositor Getúlio Cavalcanti que contém a música Santa Cruz – 100 anos de paixão.
Dia 17 de fevereiro acontece o lançamento do livro infanto-juvenil Uma Paixão sem Limites. O evento será realizado na sede do clube às 19h.
Dia 3 de março (véspera de carnaval) os arredores do bairro do Arruda serão pintados em preto, vermelho e branco com o desfile do bloco A Cobra Fumando. A concentração da troça será na sede do clube, a partir das 10hs.   
 O calendário de festividades se encerra no dia 16 de março com o lançamento do livro A Paixão é Vermelha, que compõe uma trilogia composta pelos jornalistas Inácio França e Samarone Lima. A festividade será no bar mamulengo, localizado no Recife Antigo, às 15hs.
 





OAB realiza visita no complexo prisional do Aníbal Bruno

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) vistoriaram, na manhã de desta segunda-feira  (3), o complexo prisional do Aníbal Bruno, no bairro de Sacho, Zona Oeste do Recife. A visita é a primeira de um roteiro que inclui outras unidades prisionais. O objetivo foi averiguar a infra-instrutora, higiene e salubridade do lugar.
Segundo Pedro Henrique Reynaldo Alves, presidente da OAB-PE, a comitiva da entidade deverá passar pelos demais presídios no Estado. Ele prometeu que será divulgado um relatório, até o começo de março, sobre a situação dos detentos. “Esta é uma ação que estamos repetindo em todo o país, para investigarmos, in loco e, averiguar condições reais dos presos”, afirmou.
Ainda segundo o representante, a OAB do Estado poderá intervir caso sejam constatadas irregularidades que ferem os direitos humanos. “Poderemos acionar a Justiça para ingressar com uma ação civil pública. E cobrar do judiciário o enquadramento adequado do apenado”, reforçou.
Fonte-folha