segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MAS O PORQUÊ DE TANTA RAIVA COMPANHEIRO PC ?

As reações são muitas por parte daqueles que exercem outros cargos como de Delegado, Escrivão, Agente Investigador, Perito, Auxiliar, pois boa parte é à favor e outra contra a “inclusão” do ASP na polícia, como de isso fosse uma “novidade jurídica”, que sempre existiu historicamente e que está ratificado pelo Ministério da Justiça e em cinco estados.
Mas, então, qual o mal que fazemos à instituição Polícia Civil? O fato de que em algumas delegacias onde ainda existem carceragens os demais policiais são desviados de suas funções para cuidarem de presos, prejudicando o serviço de diligência e comprometendo a segurança pessoal por causa da falta de estrutura física das delegacias? 
Pessoal, estamos falando de AGENTE PENITENCIÁRIO (penitenciárias e presídios) e não do conhecido CARCEREIRO (cadeias e carceragens de delegacias). Os serviços são parecidos, mas em ambientes diferentes.
Ora, é sabido que quanto mais gente para brigar pela categoria como um todo (seja por aumento salarial, pccv, concurso, etc), melhor. Não seja por isso, pois no estado os ASP´s são 1,4 mil (quando deveríamos ser seis mil). Além do que, o trabalho de um influi no do outro, pois os três setores do ciclo policial civil compõem a categoria: delegacia, institutos de perícia e sistema penitenciário. Neste, o preso somente chega se advindo de uma delegacia (mandado de recolhimento) depois de ter passado pela perícia (exame traumatológico, identificação civil, etc).
Portanto, não precisa ter raiva. Enquanto o crime se organiza, a polícia se desentende... Basta somente saber que estamos aqui para “somar”, colaborar para com o serviço de polícia judiciária, em prol da tranquilidade da comunidade, a qual todos nós fazemos parte, estando de serviço, como "puliça," ou não.

Por -  ÊNIO CARVALHO