sexta-feira, 12 de julho de 2013

Agente da Funase é preso ao tentar se passar por Agente Penitenciário com documento falso

O NIA (Núcleo de Inteligência do Agreste) recebeu denúncias de moradores do Loteamento Ramiro de Souza, que constantemente elementos eram vistos armados rondando a estrada de terra que corta a comunidade e dá acesso a Funase – Fundação de Atendimento Socioeducativo.

Diante da denúncia, na manhã desta sexta-feira (12), os Agentes do NIA acionaram o efetivo do Gati (Grupo de Apoio Tático Itinerante), e uma equipe realizou uma blitz na estrada abordando as pessoas que passavam pelo local e uma dessas pessoas abordadas era o agente socioeducativo da Funase Marcio Alex de Oliveira Chaves, de 33 anos, que mora na Rua Expedito Lopes, no bairro Socorro em Jaboatão dos Guararapes e passava pelo local em sua moto Honda XRX 300, preta, placa PFP-3832 de Jaboatão, e ao ser revistado, os policiais encontraram em sua cintura, um revólver calibre 38 com 6 munições intactas, neste momento ele tentou se justificar e apresentou um carteira funcional de Agente Penitenciário falsa.

Apresentado no plantão da Delegacia Regional, o acusado alegou que adquiriu a arma há 3 meses por ter sido ameaçado por um dos internos da Funase, onde trabalha há algum tempo. A delegada Dra. Rita de Cássia, autuou o agente por porte de arma e uso de documento falso e arbitrou fiança de 20 mil reais, como ele não teve condição de pagar, foi encaminhado á Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru.
O agente socioeducativo não tem permissão para usar arma de fogo nem no trabalho nem fora dele, já o Agente Penitenciário tem porte federal e pode andar armado, desde que a arma esteja legalizada e que seja de uso permitido.

GOVERNO RECUA E NÃO REALIZA REUNIÃO

Conforme agendamento para esta data (11.07.13), deveria ter ocorrido a reunião na sede da SDS/PE, para que fosse apresentada a posição do Estado de Pernambuco com relação a situação dos AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIARIA DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO.
Ocorre que no dia e hora marcado pelo Estado, estavam presentes, o Sr. Presidente do Sindasp/PE, Nivaldo Oliveira, o Presidente do Sinpol/PE, Marinho, Vice-Presidente do Sindasp/PE, Carvalho, Vice-Presidente do Sinpol/PE, Edson, Diretor Jurídico do Sinpol/PE, Ivan,  ainda estavam presentes os diretores do Sindasp/PE, Sandro, Diogenes, Ávila, Presidente da ASPEPE Wilson,  a associada convidada para acompanhar os trabalhos Delma Dayse, e o Advogado do Sindasp/PE Eduardo Morais.
Representando o Estado estavam presentes Dr. Decio, Secretário de Administração do Estado, Damásio, SDS/PE, Chefe da Polícia Civil, Dr. Oswaldo Moraes, o Sub-Chefe da Polícia Civil, Romano, Procurador da PGE, Dr. Alexandre, Controlador Geral do Estado.
Após a chamada para entrar na reunião fomos recebidos de forma ríspida, arrogante, sem urbanidade e desrespeitosa, pelo Secretário da SDS/PE, que indagou: com quem foi marcada a reunião? SINDASP OU SINPOL? O GOVERNO DO ESTADO NÃO ACEITA SENTAR COM O SINPOL. O desrespeito continuou quando o Secretário de Administração indagou: onde está carvalho? A reunião não era só com o SINDASP/PE? O QUE FOI RESPONDIDO POR CAVALHO: Enviamos vários Ofícios e cópia da assembleia deliberando e determinando a participação do SINPOL/PE. O que de pronto, isto é, ato contínuo, o Secretário Décio afirmou que recebeu os ofícios, mas NÃO CONCORDAVA com a presença do nosso futuro presidente Sr. Cláudio Marinho. O que demonstra claramente a permanência de uma ditadura militar travestida de democracia em nosso Estado.
Nesse momento, o Presidente do Sindasp/PE, afirmou que a presença do Sinpol/PE, era em decorrência da aprovação mediante assembléia e que, o presidente da entidade dos AGENTES PENITENCIÁRIOS DA POLÍCIA CIVIL, não poderia contrariar o deliberado e aprovado em assembléia, dizendo que se o Estado não queria a presença do SINPOL, esta entidade não poderia continuar na sala, haja vista que a reunião deveria ocorrer mediante a presença do SINPOL, em respeito a todos aqueles que compareceram na última assembleia do dia 18.06.13.
Pela insistência do Estado na saída do SINPOL, os integrantes do SINDASP não tiveram outra opção, retiraram-se por respeito a Assembleia Geral da categoria que é soberana, que por unanimidade aprovaram a presença do SINPOL, nas nossas mesas de negociação.
É em virtude de que alguns integrantes da reunião faziam sempre menção que a Polícia Civil era contraria a tal posicionamento apresentado pelo SINDASP/SINPOL, isto é, aceitar o ASP-PCPE, essa presença é extremamente necessária, pois o presidente do Sinpol, através de próprio parecer do corpo jurídico da entidade classista defende que os AGENTES PENITENCIÁRIOS, são integrantes Vitalícios da POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO, sacramentando a questão. Tal posicionamento afrontaria a posição subjetiva adotado pelo Governo, portanto querendo desestabilizar os argumentos, fundamentou na rejeição da permanência do SINPOL, SEM EXPOR MOTIVOS PERTINENTES OU CABÍVEIS.  Apenas para reflexão, indagamos, porque a presença do SINPOL incomoda? E se incomoda a quem incomoda?... Os argumentos defendidos pelo SINPOL afrontam a posição enganadora do Governo de Pernambuco? Respostas essas fáceis, de interpretação, o SINPOL,  defende/afirma a categoria por entender legal o pleito de que somos INTEGRANTES DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO,  por isso A CATEGORIA não aceitar  sentar na mesa sem a representatividade dos policias civis, visto que esses (Sinpol) entendem e descredibilizar o argumento construído de forma dolosa pelo ESTADO que a “POLÍCIA CIVIL” NÃO nos ACEITA!
Portanto convocamos a todos para que entendam a necessidade de mobilização para atos que vão desencadear-se para mostrar ao governo a força da categoria.
Em virtude do posicionamento arrogante do Estado através dos seus Secretários de Estado contra o SINDASP/SINPOL, desenvolvemos estratégias, cujo titulo é: “AGENTES PENITENCIÁRIO DA POLÍCIA CIVIL NÃO TRABALHAM NA MARGINALIDADE”. ISTO É, OPERAÇÃO PENTE FINO, SEGURANÇA MÁXIMO. COM O GRITO: “FORA CHAVEIROS!!!!”.
CHAVEIRO: Preso que comanda as unidades prisionais por falte de Agentes Penitenciário Da Polícia Civil.
Informamos que a partir de sexta, dia 12/07/2013, o sindicato (toda a diretoria) visitará todas as unidades, a fim de repassar informações de como acontecerão os movimentos reivindicatórios.

Diretoria do SINDASP-PE
Nivaldo de Oliveira Júnior
Presidente do SINDASP-PE

 Fonte-sindasp