sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Operação Leviatã


Quase dez horas de conferência via celular. Uma notícia que, a princípio, seria comum nos dias atuais ganha uma dimensão bem diferente quando se conhece os protagonistas de tal conferência telefônica: dois presos e três criminosos nas ruas.
A ligação em questão foi feita no dia 10 de fevereiro do ano passado na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, e durou nove horas e 38 minutos consecutivos. A conversa chegou a ser interrompida e retomada posteriormente, chegando a 12 horas e um minuto de discussões de “negócios”.
Operação Leviatã
A conversa entre os participantes da conferência, que são ligados à facção criminosa PCC, abordou a compra e venda de drogas no Paraguai e na Bolívia, o envio de maconha e cocaína para São Paulo, a distribuição para outros estados do país e ainda discussões sobre investimentos que deveriam ser feitos com o dinheiro.
Tal registro é apenas um de vários outros feitos pela Polícia Federal dentro da Operação Leviatã, que visa combater o tráfico internacional de drogas. Em uma outra conferência telefônica captada, nove pessoas, incluindo seis presos, discutiram seus “negócios”.
Fonte - opinião