quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agentes Penitenciários de Pernambuco: Operação “100% padrão” prossegue até dia 26


Teve início dia (20) de agosto em todo o estado de Pernambuco a operação batizada de “100% padrão” dos agentes penitenciários.
A medida partiu em represália ao não cumprimento do acordo feito pelo governo do estado com a categoria, no ano passado, o qual previa uma série de melhorias para os agentes.
Segundo informações da assessoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, o movimento prosseguirá até o dia 26 deste mês.

Operação expõe condição do Sistema Penitenciário de Pernambuco


Em um ato com o objetivo de reivindicar melhorias nas condições de trabalho, os agentes penitenciários iniciaram na manhã de ontem, a “Operação 100% Legal”, que se estenderá até o próximo domingo. A operação visa demonstrar que se as normas instituídas no regimento interno forem seguidas à risca, o sistema penitenciário sofrerá com o não cumprimento de determinadas atividades, além disso, o ato serve para chamar atenção da população para a atual condição do sistema carcerário.

O Sindicato dos Agentes Penitenciário de Pernambuco (Sindasp-PE) está orientando a categoria para seguir uma cartilha de procedimentos, baseada na legislação vigente. Segundo o presidente do Sindasp, Nivaldo de Oliveira, o Go¬verno tem obrigado os servidores a atuarem de forma ile¬gal. “Existe uma recomendação para que a cada preso transferido, dois agentes estejam fazendo a escolta, mas is¬so não acontece. Além disso, os carros para este tipo de trabalho precisam conter o xadrez e, na maioria dos casos, fazemos em veículos normais”, revelou.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, a Operação 100% Legal não alterou a rotina dentro das unidades prisionais. “Eu obtive dois relatórios hoje (ontem) e não houve problemas. As demandas do Sindasp foram atendidas e, por isso, não estamos compreendendo este movimento”. Ainda de acor¬do com o secretário, um processo de licitação está sendo aberto para a realização do curso de psicotécnico e para o de tiro será feito um convênio com a Acadepol. “No último sábado foi publicado em Diário Oficial a nomeação de mais 188 agentes penitenciários. Eles tomam posse no final deste mês e começam no início de setembro a trabalhar. Quanto à situação dos veículos o setor de logística está resolvendo”, adiantou.

Fonte - FP