quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Agentes Penitenciários de Pernambuco organizam movimento de paralisação para a próxima segunda-feira

A partir de 00h00min da próxima segunda-feira (20) os Agentes Penitenciários de Pernambuco iniciarão a operação cem por cento legal, isto é, realizarão as funções de rotina baseados estritamente no que diz a legislação. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira (14) no auditório do Edifício Círculo Católico, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife. O movimento irá se estender até as 23h59 do domingo (26).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes, Servidores, Empregados e Contratados no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE), Nivaldo de Oliveira, esta será uma forma da categoria pressionar o Governo para que as reivindicações sejam atendidas. “Hoje o Agente Penitenciário tem vivido uma situação muito difícil por conta da falta de efetivo e das condições de trabalho. O Governo possui uma pendência conosco que é o não cumprimento na íntegra do acordo firmado em 2011. Ele deveria ter publicado até dezembro de 2011 o Procedimento Operacional Padrão (POP) que um regimento com deveres e direitos do Agente”, explicou.
Entre as ações que serão cumpridas pelos Agentes na operação é a custódia em unidades de saúde ou escolta para os tribunais de detentos com a proporção de dois Agentes para um preso. Ainda segundo Nivaldo Oliveira, um dos principais pontos reivindicados é a realização do curso de tiro e o exame psicotécnico para alguns profissionais. “Cerca de 800 servidores que entraram antes de 2009 ainda não fizeram estes procedimentos, ou seja, estão trabalhando irregulares”, pontuou. Pernambuco possui, aproximadamente, 1.400 Agentes Penitenciários. A próxima assembleia está marcada para o dia 31 de agosto, às 17:00h, no Edifício Círculo Católico, na Boa Vista.

Necessidade de saúde dos Agentes Penitenciários Pernambuco


Será que sociedade tem conhecimento do descaso que o Governo tem com a nossa categoria?
Trabalhamos junto de tuberculosos, pessoas com hepatite, ADIS meningite, entre outras moléstias.
Local de trabalho com péssimas condições de circulação de ar.
Enquanto que os presos que cometeram delitos graves contra a sociedade, possuem calendário de vacinas.
Solicitamos ao Governo do Estado de Pernambuco, as vacinas periódicas, conforme determine a "OMS" (Organização mundial de saúde).
Meningite;
Hepatites;
Gripe;
Gripe H1N1;
Tuberculose, quando seja necessário.
Entre outras.
Bem que Sindicato poderia colocar na pauta de negociação 2012 com o Governo, a saúde do Agente Penitenciário.
Por - Cícero