quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Votar nulo trará mudanças no cenário político do país

Durante anos trabalhei em eleições: como secretário, mesário e presidente de seção eleitoral. Sempre o fiz de bom grado, por entender que participar do processo eleitoral era um honra, uma maneira de contribuir para a democracia.
Nos dias de votação, eu via idosos e deficientes, que mesmo com as longas escadarias das escolas, faziam questão de ir e votar. Eles diziam que esse era um direito deles e que mesmo não tendo mais a obrigação de fazê-lo, faziam por puro sentimento do dever cumprido. Alguns até abriam mão de sua preferência e ficavam na fila, conversando e incentivando os mais jovens.
Na seção onde trabalhava, eu tive o privilégio de ver durante algumas eleições um senhor, já bem idoso, que junto com seu voto (cédula de papel) enviava também um poema por ele escrito.
Por isso, durante anos defendi que deveríamos votar, pois não votar significava dar a chance para que o corrupto e mau político de sempre continuasse. Eu me preocupava com o futuro daqueles idosos e de nossas crianças. Como eu me enganei.
Hoje, faço aqui junto aos amigos, campanha pelo voto nulo, como forma de mostrar aos que estão no poder, que nós acordamos e que queremos mudanças. Não apenas de leis, mas de pessoas.
Queremos políticos e seres humanos melhores ocupando todos os cargos eletivos e de confiança. Queremos que as velhas práticas partidárias sejam substituídas por novas práticas e que estas respeitem quem os elegeu e respeitem o erário público que, ao contrário, tem dono sim: é da nação brasileira e não dos partidos do momento.
Quero poder olhar para o futuro e ver um futuro diferente, onde condenados políticos e ricos ficam trancafiados dentro do conforto de suas residências, enquanto milhões neste país nem tem onde morar.
Quero ter a certeza de que políticos, como os que estão envolvidos no mensalão, sejam de fato punidos e o dinheiro, mesmo que não em sua totalidade, sejam devolvidos aos cofres públicos depois do confisco de todos os bens dos corruptos.
É esse Brasil que eu espero conseguir com o voto nulo.

Por: Sebastião