terça-feira, 19 de junho de 2012

Cotel: detento holandês lasca cabeça de detento alemão


O holandês Kiper Bertus Cornélio, de 57 anos, voltou a se envolver em confusão. Há cerca de 20 dias, ele teria arrancado a grade do xadrez da Delegacia de Prazeres. Desta vez, o caso foi parar na delegacia de plantão de Paulista. Cornélio é acusado de agredir o alemão Patrick Walter Hubertus, de 44 anos, preso há três meses no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) por ter agredido uma mulher com um tapa no rosto.

De acordo com a polícia, ele dividia uma cela com o alemão e, na noite de ontem queria dormir, enquanto o alemão insistia em conversar. Os dois iniciaram uma discussão e o holandês quebrou uma vassoura na cabeça do companheiro de cela.

Sistema Penitenciário de Pernambuco: É inaugurado no Cotel centro de diagnóstico de tuberculose

Nesta terça-feira (19), às 14h, o Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, deve ganhar um centro de diagnóstico em tuberculose. A implantação dos serviços, que abrange a baciloscopia - exame que possibilita a pesquisa bacteriológica - e os Raios-X de tórax, fazem parte de um projeto-piloto apoiado pelos Ministérios da Justiça e da Saúde. A iniciativa viabilizará o controle da doença nas prisões do Estado e a estruturação da atenção à saúde dos detentos atingidos pela enfermidade. Pernambuco é o sexto estado do País a contar com os serviços e o terceiro do Nordeste.

A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, registra 80% dos casos mundiais da doença. O estado ocupa o 40º lugar em taxa de detecção da doença e o 2º lugar em coeficiente de mortalidade por tuberculose no país. A implantação no estado é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ressocialização e a de Saúde. O Sistema Penitenciário de Pernambuco abriga atualmente cerca de 22.170 presos em 18 unidades prisionais em condições favoráveis à transmissão da doença. O risco de adoecer nas prisões no Brasil é 40 vezes superior à da população geral, dado este que se assemelha ao do estado de Pernambuco. No ano de 2011, foram detectados 238 casos de tuberculose nos presídios do estado, isso corresponde a 5,5% dos 4.293 casos notificados em todo estado no mesmo ano.