sábado, 24 de março de 2012

Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga - CIR

A rotina da pequena Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, tende a mudar nos próximos dias quando for entregue a primeira etapa do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga – CIR. Construído numa área de 98 hectares, a 10 km do centro, ao custo de R$ 287 milhões, dos quais R$ 230 milhões financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB – o presídio de segurança máxima terá capacidade para receber 3.126 detentos e será composto de duas unidades.
Uma para regime semiaberto, com 600 internos cada, e três unidades para regime fechado, com 642 internos cada, além de uma Administração Geral e uma Portaria Principal. A construção do Complexo vai possibilitar a desativação das duas penitenciárias existentes hoje na Ilha de Itamaracá, a PAI (Penitenciária Agroindustrial São João) e a Professor Barreto Campelo.
As duas unidades apresentam um déficit de 869 vagas. Apenas o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) não será transferido para Itaquitinga. A ideia de sediar um presídio, inicialmente, não foi bem assimilada pela população, mas o prefeito Giovani Oliveira (PMN) acabou fazendo uma campanha e convencendo os diversos segmentos da sociedade que traria dividendos econômicos para o município.
Na construção, estão sendo gerados cerca de dois mil empregos diretos, 77,8% do número de empregos do município, com aproveitamento da mão de obra local. Quando estiver em funcionamento, mais de mil empregos será gerado, incremento de 38,9% no número de pessoas ocupadas formalmente no município.
Itaquitinga era distrito de Goiana e, inicialmente, denominado Areias, sendo, por isso, chamado Areias de Goiana. O nome foi mudado para Itaquitinga a 31 de dezembro de 1943, através de decreto-lei estadual. Itaquitinga tornou-se município autônomo a 20 de dezembro de 1963, sendo instalado a 23 de maio de 1964.
As principais atividades econômicas são agricultura e comércio. Os principais produtos agrícolas são batata doce, coco, cana de açúcar, feijão, banana, mamão e abacaxi.