quarta-feira, 14 de março de 2012

Operação Corsário: delegado e 4 policiais são presos

A Operação Corsário, desencadeada pela Polícia Civil, prendeu, na manhã desta quarta-feira (14), o titular da Delegacia de Anti-Pirataria, Tiago Cardoso, três agentes e um escrivão da DP de Combate a Pirataria. Os detidos são suspeitos da prática de peculato, corrupção passiva, condescendência criminosa, formação de quadrilha, entre outros. A Operação Corsário contou com a participação de 125 policiais civis, os quais realizaram diligências nas cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Segundo a investigação, em alguns casos, eles pegavam propina para não prender a mercadoria e, em outros, recebiam dinheiro após deter a mercadoria. Na casa dos policiais foram encontrados processos policiais, dinheiro, computadores e DVDs. Os cinco detidos já foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE). Até o momento, todos usam o direito de permanecer calado.
Ainda há nove mandados de busca e apreensão domiciliar e em estabelecimentos comerciais. Os mandados foram expedidos pelo Juízo de Direito da Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária da Capital. Os presos estão sendo conduzidos para o Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro. Entre eles, o delegado anti-pirataria Tiago Cardoso.
As investigações se iniciaram em janeiro de 2011, através da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (DECASP), após receberem denúncias de um comerciante ter se negado pagar propina. Os cinco vão para o Centro de Observação Criminológica Professor Everado Luna (Cotel), em Abreu e Lima.