segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Complexo Prisional Aníbal Bruno: mais dois “pacotes”

Presidiários do Complexo Prisional Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, deram início a um princípio de rebelião na manhã deste domingo (26) que terminou com dois detentos mortos, três feridos e um policial agredido. Segundo a Secretaria de Ressocialização (Seres), a confusão teria iniciado por volta das 9h, no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, quando as visitas do domingo já haviam começado. Chega a 15 o número de feridos em tumulto no presídio Aníbal Bruno. Apesar da confusão, não houve reféns ou feridos entre os visitantes.

De acordo com o Secretário Executivo de Ressocialização, Coronel Romero Ribeiro, alguns detentos discordam da nova forma adotada pela administração de manter regras mais rígidas para controlar a unidade e promoveram o tumulto.

Houve disparos e o Batalhão de Choque foi acionado para controlar a confusão. Após o incidente, o clima de tensão foi amenizado e as visitas foram retomadas.
Os presidiários Dalton Ferreira Gouveia, 28 anos, e Danilo Bezerra, 20, morreram durante a confusão. Um deles foi atingido por balas e o outro foi alvo de outros detentos que aproveitaram o tumulto para esfaqueá-lo. Um policial, que preferiu não ser identificado, foi atingido por uma pedrada, mas passa bem.

O Instituto de Medicina Legal do Recife (IML) seguiu para a unidade para recolher um dos corpos. A outra vítima ainda chegou a ser encaminhada para o Hospital Otávio de Freitas, mas já chegou sem vida na unidade.