quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Moradores de Araçoiaba são contra a construção de presídio

Os moradores de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, estão insatisfeitos com a ideia da construção de uma unidade prisional no município, anunciada há quase dois meses pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de Pernambuco. Um grupo de manifestantes fixou cartazes, que induziam a população a ser contra a instalação do presídio, em algumas placas de orientação de destino e placas educativas ao longo da BR-101, no trecho que corta os municípios de Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Além disso, há quinze dias, o mesmo grupo realizou um protesto em frente à Prefeitura de Araçoiaba, com trio elétrico, exigindo que o prefeito Severino Alexandre Sobrinho também fosse contra o projeto.

Presídio Aníbal Bruno sem chaveiros

O Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, considerado o pior do Brasil de acordo com relatório oficial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tenta, a partir desta terça-feira (10), inaugurar uma nova fase. Os 303 Agentes Penitenciários, que tomaram posse semana passada, assumem definitivamente a função. Depois de várias promessas não cumpridas, o Estado garante que os chaveiros, presos que têm o poder de abrir e fechar as celas dos outros detentos deixa de existir.
Os Agentes entram no lugar de 40 policiais militares, que, historicamente, atravessaram vários governos exercendo um trabalho para o qual não foram preparados. Os PMs, agora, vão ser deslocados para as guaritas instaladas no muro da unidade e realizar a guarda externa.
Desde a semana passada, os agentes penitenciários já estão no Aníbal Bruno. "Eles estavam se familiarizando com a unidade prisional. A partir desta terça, assumem todo o controle. Quando a gente diz que eles assumem o controle, significa que os chaveiros deixam de existir", garantiu o secretário-executivo de Ressocialização (Seres), coronel Romero Ribeiro.
Ele acredita que, com a chegada dos agentes, a situação de caos e descontrole do Aníbal Bruno será amenizada. "Lógico que a unidade será melhorada. A nossa orientação para os Agentes foi no sentido de eles atuarem com prudência e moderação. Estamos realizando uma mudança cultural. Estamos trocando 40 PMs por 300 agentes. Não é algo simples",afirmou.

PERNAMBUCO:REBELIÃO NA FUNASE

Três jovens morreram e outras três pessoas ficaram feridas na rebelião controlada durante a madrugada desta quarta-feira em uma unidade da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) em Cabo Santo Agostinho, região metropolitana de Recife (PE). Entre os feridos há um Agentes Socioeducativos , segundo a Polícia Militar.

A rebelião teve início por volta das 17h de ontem (10), quando três das oito alas da unidade foram tomadas pelos internos que colocaram fogo em colchões e móveis. O fogo danificou as instalações elétricas e dois menores tiveram intoxicação por inalação de fumaça.

Três Agentes Socioeducativos tentaram escapar pelo portão logo que perceberam o início da rebelião, mas não conseguiram. Eles foram libertados minutos depois. Um deles teve ferimentos leves.

De acordo com a polícia, os menores pediam a saída da diretora da unidade. Durante as negociações, os adolescentes afirmaram ter decapitado um dos detentos, que teve o corpo pendurado em uma grade e a cabeça arremessada para fora da unidade.

A rebelião foi contida apenas após a invasão da Tropa de Choque, segundo a PM. A fundação tem capacidade para 166 internos, mas abriga 368.

CONVITE

FESTA DE COMEMORAÇÃO AOS NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

DATA: 12 DE JANEIRO DE 2012
HORÁRIO: A PARTIR DE 19 HORAS
LOCAL: CLUBE DOS OFICIAIS DA POLÍCIA E DO CORPO DE BOMBEIRO MILITAR
ENDEREÇO: AV. JOÃO DE BARROS, 357, BOA VISTA, RECIFE/PE

- TRAJE ESPORTIVO -

Fonte - seres