quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DEPUTADOS DISCUTEM A NOMEAÇÃO DOS NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DE PERNAMBUCO

A situação de 777 candidatos aprovados em concurso para agente penitenciário em Pernambuco preocupa o deputado Daniel Coelho, do PV. Nesta quarta (31 de agosto), o parlamentar pediu ao Governo que agilize a nomeação dos agentes, que já passaram por um curso de formação. Segundo Coelho, o Governo anunciou que convocaria os primeiros 500 concursados, mas não cumpriu o prazo.
O deputado argumentou que policiais militares fazem a segurança dos presídios, quando deveriam estar nas ruas protegendo a população. Ele defendeu que o Governo inicie as nomeações dos agentes para corrigir a situação. O líder da Oposição na Assembleia, Antônio Moraes, do PSDB, e Maviael Cavalcanti, do Democratas, apoiaram o discurso de Coelho, cobrando do Executivo respeito ao edital do concurso.
Já o líder do Governo, Waldemar Borges, do PSB, afirmou que o Estado sabe da importância da reestruturação do sistema prisional. Ele lembrou que o Pacto pela Vida determinou a criação de uma coordenação específica para o setor, e que foram realizados concursos para fortalecer a segurança pública. Odacy Amorim, do PSB, acrescentou que, desde a gestão anterior, o Executivo vem ampliando o efetivo policial, e que o tratamento em relação aos agentes não será diferente.

Colônia Penal Feminina do Recife: noite de arte e música


O escritor Ariano Suassuna e sua aula espetáculo foram as grandes estrelas da noite desta terça-feira (30) na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio. O escritor contou suas histórias, causos e apresentou números de música e dança para as 621 reeducandas, que aplaudiram e vibraram com a apresentação.

Intitulada "Chamada ao Piano", a aula apresentou músicas brasileiras compostas ao piano entre o final do século XIX e início do século XX. Tudo acompanhado pelo balé do grupo de danças Arraial, montado especialmente para o projeto de Ariano.

Essa é a segunda vez que Ariano se apresenta na unidade. A primeira vez foi em 2008, quando foi convidado. A recepção calorosa das reeducandas o motivou a apresentar sua nova versão do espetáculo na colônia penal. "Você veja o carinho com o qual somos tratados aqui. Eu fico muito tocado por isso. Eu sei que o que eu faço é muito pouco, mas o que eu posso fazer com que elas tenham um momento de alegria, de contato com uma boa arte. Isso é uma recompensa muito forte para mim", afirmou o escritor, emocionado, logo após o espetáculo.

As mulheres que estão na unidade se prepararam especialmente para receber a ilustre visita. Montaram uma coreografia bem regional, no ritmo do xaxado, para homenagear Suassuna. Alunas da Escola Olga Benário, que funciona no complexo, compuseram poemas. Um deles, da aluna Naiara de Araújo Santos, tocou mais o escritor: Presa não chore/ Porque chorar é sofrer/ Presa apenas ame/ Porque amar é viver. "Tem que ter muito amor dentro desse lugar pra gente poder vencer", disse a reeducanda.

Ariano Suassuna promete voltar mais vezes para aulas no Bom Pastor, à medida que novas aulas espetáculo forem criadas por ele e seu grupo.