quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pernambuco registra o melhor PIB dos últimos 15 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo Estado, apresentou o melhor desempenho dos últimos 15 anos. De acordo com a pesquisa da agência Condepe/Fidem, no ano passado o PIB pernambucano cresceu 9,3% em relação a 2009. O crescimento recorde do Estado foi superior até em relação ao PIB nacional, que teve um aumento de 7,5% .

"O resultado do PIB 2010 consolida uma trajetória de continuidade do crescimento do Estado que tem como característica a sustentabilidade", afirmou o diretor-presidente Agência Condepe/Fidem, Antônio Alexandre da Silva Junior.

De acordo com a pesquisa, a indústria foi o setor que mais cresceu em 2010, com um índice de 12,5%. O destaque vai para a área da construção civil com um crescimento de 26% impulsionado pelas obras de infraestrutura e construção imobiliária.

O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, diz que a maior consequência desse crescimento é a geração de empregos e que é preciso qualificar mão-de-obra para as novas vagas. "Esse crescimento, não aparece só nos números, mas também na geração de empregos. Pernambuco muda sua fisionomia de oferta de empregos, são empregos diferenciados que exegem dos profissionais capacitação e preparo", acredita o presidente da  Fiepe.