segunda-feira, 2 de maio de 2011

Presídios: agentes penitenciários paralisam

A paralisação de 24 horas nos serviços dos agentes penitenciários nos presídios da Região Metropolitana do Recife (RMR) mudou a rotina das unidades, ontem. A Polícia Militar de Pernambuco teve que reforçar o policiamento nas áreas com o apoio de 80 policiais para que a segurança nas localidades não ficasse desassistida. O movimento dos servidores penitenciários é mais uma medida para mostrar a indignação da categoria tanto com relação às questões trabalhistas como financeiras. Atualmente, são 828 profissionais que atuam nessa área. Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário (Sindasp), seria necessário um implemento de, pelo menos, 20% nesse número.

Um homem de 32 anos, que preferiu não ter o nome revelado, foi ontem ao Presídio de Igarassu visitar o filho, como todos os domingos de visita. “Fiquei surpreso com a demora para a gente entrar no presídio”, disse. Segundo a tenente da PM, Wedja Costa, o reforço dos 80 policiais militares não foi apenas ontem. “Desde a última quarta-feira, quando ficou acordada essa paralisação dos agentes, o efetivo de policiais foi reforçado e encaminhado para as unidades da Região Metropolitana”, afirmou.

O presidente do Sindasp, Nivaldo de Oliveira Júnior, disse que na última assembléia realizada na quarta-feira passada, foi decidido que apenas os serviços essenciais seriam feitos. “É realizado apenas cumprimento de alvará de soltura, mandado de prisão e recolhimento e socorros e emergências”. Ainda segundo o presidente, apenas 30% do efetivo dos agentes penitenciários continua mantido.

A atual reivindicação dos agentes penitenciários se dá porque existe uma vinculação com da categoria com o Estatuto do policial civil, mas não os mesmos direitos. O salário-base de um policial civil é de R$ 2.440, enquanto o do agente penitenciário é de R$ 1.400. Até o fechamento desta edição, reportagem da Folha tentou entrar em contato com o Superintendente de Segurança Penitenciária da Secretaria de Ressocialização (Seres), coronel Francisco Duarte, mas não houve retorno. Hoje, integrantes do Sindasp se reúnem com o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, e, amanhã, às 10h, a categoria tem encontro marcado em frente à Seres.
          Fonte- folha

Anunciada a morte de Osama bin Laden


Terrorista mais procurado do mundo foi morto por militares americanos no Paquistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o anúncio oficial da morte Osama bin Laden no domingo às 23h35m (0h35m no horário de Brasília), em um pronunciamento na TV direto da Casa Branca. 


“Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo.” 

Em seu pronunciamento, Obama ressaltou que a guerra é contra a Al Qaeda e não contra o Islã. 

Obama revelou que informações de maior credibilidade sobre o paradeiro de Bin Laden haviam sido coletadas pelos serviços de inteligência no início do mês de agosto. Há uma semana, o governo avaliou que tinha dados suficientes para que uma operação fosse deflagrada. Segundo o presidente, um pequeno grupo de soldados atacou o esconderijo, e o combate de 40 minutos resultou na morte do líder terrorista. 
Segundo informações divulgadas, outras quatro pessoas também foram mortas junto com o líder terrorista, inclusive um dos filhos de Bin Laden e uma mulher que serviu de escudo humano. Segundo a rede CBS, duas mulheres e quatro filhos de Bin Laden foram capturados durante a operação.
TV paquistanesa diz que imagem do corpo de Bin Laden é falsa.

“Fomos checar e descobrimos que ela era falsa, então retiramos imediatamente do ar. Esta imagem já havia circulado na internet em 2009", afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad.

O governo americano está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.

O principal líder da organização terrorista al-Qaeda foi morto num complexo residencial na localidade de Abbottabad, próximo à cidade de Islamabad. Uma hora antes, a morte já era anunciada pela mídia americana, citando fontes do governo americano.