sábado, 16 de abril de 2011

Presidiários armados com pistola 45 são presos na Ponte de Itapissuma


A Polícia Militar prendeu quatro presidiários da Penitenciária Agroindustrial São João, a antiga PAI, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, iriam aproveitar a saída de final de semana a que têm direito para praticar crimes. A prisão aconteceu no início da manhã deste sábado (16) na Ponte de Itapissuma. Dentro do veículo em que eles estavam, foi apreendida uma pistola calibre 45 (de uso exclusivo das Forças Armadas) com 25 munições, além de mais de R$ 1 mil em espécie.

Foram presos: Edson Nemésio Soares da Silva, de 29 anos; João Justino de Oliveira Neto, 34; Jailson Rodrigues de Melo, 40; e Leôncio Fortunato de Souza, 36. Todos eles cumpriam pena em regime semiaberto pelo crime de homicídio. Os quatro foram levados para a Delegacia de Plantão de Paulista.

O curso de formação dos novos Agentes Penitenciários terminará no próximo dia 27


Até o próximo dia 27, a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres-PE) ministra curso de formação de agente penitenciário. As aulas - direcionadas a 792 aprovados no concurso, divididos em 14 turmas - acontecem na Faculdade Maurício Nassau.
O curso, de caráter eliminatório, tem como objetivo traçar um perfil geral sobre o sistema penitenciário, sua missão, organização administrativa, normatização e as relações com o Ministério Público e o Poder Judiciário. Na capacitação, estão sendo abordadas ainda funções das gerências de Saúde, a técnica jurídico-penal da Escola Penitenciária e a ética corporativa e sua relação com a cidadania.
Inicialmente, foram oferecidas 500 vagas na função, que requer apenas nível médio e carteira de habilitação, mas que atualmente é de nível superior. Ao convocar para o programa de formação um número superior à oferta, a secretaria cumpre com a promessa de aproveitar o cadastro de reserva. As contratações ocorrerão ao longo da validade de concurso, que é de dois anos, prorrogável por igual período.

Parabéns ao novos Agentes Penitenciários de Pernambuco. Que Deus proteja toda essa categoria.