terça-feira, 15 de março de 2011

Assalto em Garanhuns

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO PERNAMBUCANA:O SISTEMA PENITENCIÁRIO PEDE SOCORRO


Convocamos todos os agentes penitenciários a reproduzir imediatamente esta CARTA ABERTA e distribui-la amplamente com a população e com os familiares dos presos. Devemos aproveitar os locais e eventos de maior fluxo de pessoas para divulgar esta situação em todo o estado de Pernambuco. A população precisa saber do descaso do Governo para com o Sistema Penitenciário e com os servidores da SERES. Precisamos forçar o Governo respeitar as milhares de vidas que existem no Sistema Penitenciário e cumprir seu papel constitucional de promover o bem comum.

 Click na foto para ampliar

Clima de tensão marca tarde no Presídio Aníbal Bruno



Um clima de tensão marcou a tarde deste domingo no presídio Aníbal Bruno, bairro do Sancho no Recife, um dia após a transferência de 15 presos da unidade. O horário de visitas terminou duas horas antes do habitual (14h em vez de 16h) e um grupo de quase 50 mulheres de detentos permaneceu toda a tarde diante da unidade, temendo motim.

A transferência ocorreu esse sábado depois que presos do pavilhão J reclamaram de maus tratos e violência por parte dos chaveiros daquele setor - os chaveiros são presos que detêm o poder da chave dos pavilhões.

Com a denúncia, a direção do Aníbal Bruno transferiu sete presos para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e mais sete para o Centro de Triagem em Abreu e Lima (Cotel), além de um detento, que atuava como chaveiro, para o presídio de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

As mulheres, que ficaram se comunicando com os maridos através de celulares, contaram que policiais do Batalhão de Choque chegaram a entrar no presídio. O diretor do presídio, coronel Geraldo Severiano, porém, negou.