segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Corregedoria da SDS muda de endereço

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco está de novo endereço, a partir desta segunda-feira (20). A entidade muda-se do Espinheiro para a avenida Conde da Boa Vista, nº 428, no imóvel onde já funcionou a antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, atual Grande Recife Consórcio de Transporte.
O imóvel será capaz de atender com mais conforto o cidadão e as entidades que procuram a Corregedoria para fazer denúncias contra integrantes das corporações que compõem o sistema de segurança do Estado.
Ao todo, 23 comissões disciplinares atuam hoje em dia na Corregedoria, sendo seis para policiais civis e servidores administrativos, uma para agentes de segurança penitenciária, dez para policiais militares, três para bombeiros militares e três comissões permanentes, responsáveis pelas sindicâncias. 
Hoje, estão lotados na Corregedoria da SDS 123 policiais militares, 75 policiais civis, 16 bombeiros, cinco agentes penitenciários, um delegado da Polícia Federal, além de 12 policiais militares da Guarda Patrimonial.
A Corregedoria da SDS foi criada pela lei nº 11.929, de 2 de janeiro de 2001, com a intenção de coordenar as atividades dos corregedores, além de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos integrantes dos órgãos do Sistema de Defesa Social.
Nos últimos quatro anos, mais de 1.800 procedimentos foram instaurados e mais de 500 profissionais de segurança pública punidos após apuração da Corregedoria.

Quase 50% das armas em circulação no Brasil é ilegal


Existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades, em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.
Os dados fazem parte de um levantamento nacional, divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Justiça, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo. "A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.

CÂMERAS DE ÁUDIO E VÍDEO SERÃO INSTALADAS EM VTR's DA PM

         
Uma iniciativa inédita em Pernambuco vai incrementar a política estadual de segurança pública. Até o primeiro semestre do ano que vem, câmeras de áudio e vídeo serão instaladas do lado de fora é dentro de 500 viaturas da Polícia Militar. A SDS aposta na lógica de que a intervenção deve melhorar a eficiência do policial militar e a segurança pública. Outro alvo da intervenção é a melhoria do controle da tropa, formada por 20 mil policiais militares na ativa. Além de inibir falhas nos procedimentos policiais e desvios de conduta, as câmeras também podem servir para comprovar a legitimidade da ação dos PMs. A novidade tecnológica, que era guardada a sete chaves pela cúpula da SDS, terminou confirmada,  pelo secretério de Defesa Social, Wilson Damázio, e já está causando muita polêmica na corporação.