quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O ministro do STJ, Paulo Medina, é acusado de corrupção

O Conselho Nacional de Justiça decidiu ontem aposentar compulsoriamente o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Medina. Por unanimidade, os integrantes do CNJ entenderam que existem indícios da participação de Medina em um esquema de venda de sentença judicial em favor de bicheiros e donos de bingos. A decisão pode ser contestada no Supremo Tribunal Federal.

Medina também responde a uma ação penal no STF, onde será julgado por prevaricação e corrupção passiva. No CNJ, Medina respondeu a um processo administrativo disciplinar e recebeu a pena máxima prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que é a aposentadoria, mas vai continuar recebendo os salários proporcionais ao tempo de serviço. Hoje o salário de um ministro do STF é de R$ 25,4 mil.

Por conta das investigações, Medina já estava afastado do cargo há mais de três anos recebendo o salário integral, e deverá continuar recebendo o mesmo valor: só deixará de receber os vencimentos se for condenado na ação penal.

O advogado de Paulo Medina, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirmou que iria conversar com seu cliente antes de apresentar recurso.

Leia mais aqui

BAHIA:Dois policiais envolvidos em plano para roubar posto são mortos

Um agente da Polícia Civil e um soldado da Polícia Militar foram mortos em confronto com colegas das duas corporações, na manhã desta quarta-feira (4), durante uma operação conjunta para apurar crimes de extorsão cometidos por eles, em Salvador. Na troca de tiros, um terceiro homem, que estava com os dois policiais, morreu baleado.

Segundo a Polícia Civil, o trio foi localizado por volta das 6h desta quarta-feira, no Bairro Castelo Branco, quando se preparava para roubar um posto de combustível. Em nota, a corporação disse que os três pretendiam sequestrar o gerente do estabelecimento e manter algum familiar dele em cárcere privado até que o cofre do posto fosse aberto.

A Polícia Civil acredita que o trio tivesse escolhido a data por ser próxima do pagamento dos funcionários. A operação contou com agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Departamento de Narcóticos (Denarc), Coordenadoria de Operações Especiais (COE) e Polícia Militar.

Reincidentes

De acordo com a Polícia Militar da Bahia, os dois policiais mortos na operação realizada nesta quarta-feira eram reincidentes. Em maio de 2009, o agente policial foi flagrado com um carro roubado, uma pistola calibre 9 milímetros e 39 talões de vale refeição furtados de uma empresa na Bahia. Com ele também foram apreendidos placas de veículos, chaves de vários automóveis, algemas descartáveis, quatros capuzes, duas perucas, celulares e dois tacos de madeira.

À época, a prisão dele foi coordenada pela Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e ele estava afastado do serviço por licença médica havia dois anos. Segundo a polícia, enquanto o policial civil era interrogado na Corregedoria da Polícia Civil, ele recebeu a visita do soldado morto na operação desta quarta-feira.

Segundo a corporação, ele chegou ao prédio da corregedoria usando um carro roubado com placas de uma motocicleta e também portava uma pistola calibre 380 e talões de vale refeição furtados, idênticos aos que foram apreendidos com o agente da Polícia Civil.

Veja mais aqui