quinta-feira, 27 de maio de 2010

SEM QUERER OU DE PROPÓSITO ?


É muito engraçado quando lemos e ou ouvimos na mídia, diga-se de passagem, jornais escritos e televisionados, que: “foi encontrado na penitenciária A ou presídio B uma quantidade expressiva de drogas ou ...” foram encontradas armas artesanais e armas brancas nas celas tal e tal, fruto das investigações do sistema de inteligência da policia civil ou da polícia militar... etc e etc”. Bem! vamos deixar de bobagem, porque todo mundo está cansado de saber, se não sabe vai saber agora, que não existe serviço de inteligência de outra instituição dentro dos quatros muros que demarcam as penitenciárias e os presídios de Pernambuco, existe sim o próprio serviço de inteligência da Seres que descobre as “paradas” dentro das Unidades Prisionais.

Então senhores da imprensa não me venha com essa de “serviço de inteligência de “a” ou de “b”, fale sim do serviço de Inteligência da Seres, que é formado por Agentes Penitenciários treinados e equipados para desenvolverem o serviço de inteligência que tanto os senhores falam.

Será que os senhores da mídia falam isso sem querer ou de propósito para deixar a figura do Agente Penitenciário de fora da segurança pública de Pernambuco?

Então senhores quando falarem de serviço de inteligência, falem do Serviço de Inteligência da Seres. – foi o serviço de inteligência da Seres que derrubou a “parada” tal e tal.

Essa sim é a verdadeira verdade.

Pena específica para matadores em série

O senador Romeu Tuma apresentou ao Senado um projeto de lei que prevê penas específicas para serial killers (matadores em série). A medida, que altera o Código Penal, prevê também a imposição de penas cumulativas, de no mínimo 30 anos, para cada homicídio cometido nestes casos.

De acordo com o texto apresentado por Tuma, serial killer é definido como alguém que comete mais de três assassinatos dolosos com padrão e características idênticos. O objetivo é preencher lacuna existente na lei.

PEC 308 não é votada, mas categoria continua pressão



Apesar de todo esforço da categoria dos agentes penitenciários do Brasil, a Proposta de Emenda à Constituição 308/04 (PEC) que cria a Polícia Penal, não foi colocada em votação no Plenário.


Mais uma vez, a liderança nacional da categoria esteve em Brasília para acompanhar as atividades parlamentares e participar de uma reunião entre a liderança do governo e representantes sindicais das PECs 308/04 e 300/08 - 446/09 que trata do piso salarial de policiais e bombeiros.

A reunião ocorreu na terça-feira (25), no gabinete da Presidência da Câmara, e tinha o objetivo de debater os textos das duas Emendas para se chegar ao consenso e as mesmas fossem votadas. Ao menos era isso que ficou definido na semana passada, quando o governo tentou vencer a categoria pelo cansaço através da leitura de um texto regimental solicitado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Esperava-se que, com a leitura do extenso documento, a categoria desistisse e fosse embora da galeria. Se assim ocorresse, a PEC 308 sairia da Ordem do Dia, mas todos permaneceram e a saída do governo agendar a reunião acima citada.

De acordo com o diretor nacional de Comunicação da categoria, Daniel Grandolfo, a PEC 308 estava na dependência da votação da PEC 300, e a mesma dependia de um acordo dos líderes partidários. Grandolfo ressaltou que, apesar de não ter ocorrido a votação “a luta continua, não vamos desistir e as lideranças sindicais da categoria de todos os estados do País vão continuar a pressão até que a Polícia Penal seja votada e aprovada”, disse o sindicalista.

Grandolfo pede que todos os agentes penitenciários do Brasil enviem emails aos deputados e peçam para que eles apresentem requerimento de urgência solicitando que a PEC 308 seja enfim votada.

Comissão - De acordo com informações da Câmara, na reunião, presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou a criação de comissão especial com o objetivo de encontrar um texto consensual para colocar em votação a PEC 300/08, que trata da remuneração dos policiais militares. As informações apontam ainda que “a comissão, apesar de ter esse objetivo, poderá analisar outras PECs como a 308/04, que cria a Polícia Penal, e a 549/06, das carreiras policiais”


Fonte - PPP

Febraban divulga horários de funcionamento dos bancos durante a Copa

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou hoje (26) circular com o horário de expediente bancário nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O Banco Central autorizou as instituições financeiras a funcionar em horário especial durante o Mundial.

As agências deverão fixar avisos sobre o horário de atendimento nos dias de jogos, com antecedência mínima de 48 horas.

Confira os horários de funcionamento dos bancos:

Brasil X Coreia do Norte

15 de junho, terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília)

Interior: das 8h às 14h (horário de Brasília)

Capitais e regiões metropolitanas: das 8h às 14h (horário de Brasília)

Brasil X Costa do Marfim

20 de junho, domingo, às 15h30 (horário de Brasília)

Não haverá expediente bancário

Brasil X Portugal

25 de junho, sexta-feira, às 11h (horário de Brasília)

Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30 (horário de Brasília)

Capitais e regiões metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h (horário de Brasília)

Nas fases seguintes:

Partida marcada para as 11h:

Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30

Capitais e regiões metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h

Partida marcada para as 15h30:

Interior, capitais e regiões metropolitanas: das 8h às 14h.

‘Espiões’ tomam o céu


Os miniaviões espiões Skylark 1-LE vão invadir, hoje, os céus do Rio numa demonstração na Restinga de Marambaia — no Centro de Avaliações do Exército (CAEx)— para a prefeitura. É a primeira vez que vai acontecer a apresentação dos veículos aéreos não tripulados israelenses pela empresa que está fechando a negociação com o município.

Três equipamentos devem ser comprados para ajudar não somente na fiscalização de festas, como Réveillon e Carnaval, mas também para flagrar abusos de servidores, como o recebimento de propina em casos de operações nas ruas.

A alta tecnologia vai custar R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. A compra, no entanto, está esbarrando num problema de tráfego aéreo. É preciso autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para que os modelos sejam usados na cidade — que seria a primeira do País a adotá-los.

Há risco de acidente e um plano de voo deve ser previamente apresentado ao órgão competente. “Nosso interesse é grande, mas não podemos ter um abacaxi em mãos. Assim que esse problema for solucionado, podemos fechar a negociação”, disse o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

Usados em operações militares no Líbano, Faixa de Gaza, Iraque e Afeganistão, as aeronaves que devem ser adquiridas pela prefeitura sobrevoam por quase duas horas e vão auxiliar no mapeamento de encostas, ajudar no monitoramento de deslizamentos e em atuações das equipes de Choque de Ordem nas praias e no entorno do Maracanã.

A tecnologia permite que as operações sejam realizadas inclusive durante a noite. “Com a aquisição do Skylark, vamos racionalizar a mão de obra nas ruas. A ideia é que, em grandes eventos, a gente possa fazer uma distribuição melhor dos agentes, porque teremos um olhar de cima detalhado da situação”, disse ele, lembrando que os equipamentos serão usados na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

Vigilância de encostas e controle de favelas

As imagens que serão captadas pelos miniaviões formarão um banco de dados digital da Prefeitura do Rio. O material vai servir para que as secretarias municipais de Urbanismo e a de Obras façam o controle do processo de favelização na cidade. Além disso, o que for captado poderá auxiliar os trabalhos de investigação das polícias Civil e Militar, já que as câmeras conseguem flagrar assaltos e bandidos armados.

“Não temos papel de polícia, mas se tivermos algo que pode auxiliá-los, claro que faremos isso. As imagens da CET-Rio já foram requisitadas várias vezes e o mesmo deve acontecer com o que for captado pelos nossos Skylarks”, disse o secretário da Ordem Pública, Alex da Costa.

O equipamento é lançado através de um elástico ou por minicatapulta. O raio de ação é de 15 quilômetros e as imagens são repassadas por vídeo em tempo real. O controle é feito por uma estação móvel do tamanho de notebook. O trajeto feito pelo miniavião pode ser feito minutos antes, já que a montagem do aparelho é feita em apenas 10 minutos.

Leia mais aqui

Interventor do Serrotão comenta fugas e diz que não acredita em suborno

Um dos novos interventores do Presídio do Serrotão, Ednaldo Oliveira, comentou nesta terça-feira (25), em entrevista à TV Paraíba, as fugas ocorridas na carceragem de Campina Grande nos último dias.

Segundo Ednaldo (foto), a hipótese dos presos estarem subornando os agentes penitenciários para que as fugas sejam facilitadas está descartada.

- Isso é extra-oficial. Acredito que se um preso tivesse R$ 40 mil para pagar uma fuga, ele teria a capacidade de pagar 20 ou 10 mil a um bom advogado e sairia pela porta da frente do presídio, em vez de subornar quem quer que seja. Não estou dizendo que é mentira, mas isso vai ser investigado e nós chegaremos aos culpados – argumentou.

Além de Ednaldo Oliveira, Marconi Rocha e Willian José formam a comissão de interventores responsáveis pela elaboração de um diagnóstico sobre a situação do Serrotão. Os três são agentes penitenciários.
Leia mais aqui