sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aspssauros vem de forma contundente lamentar a prisão do Agente Penitenciário de Pernambuco no Estado da Paraíba

Nesse momento de profundo pesar, é que o Blog Aspssauros em nome da categoria de Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco vê de forma triste e perplexa a prisão do Agente Ciro de Sá, no Estado da Paraíba.

Salientamos ainda, se comprovada a acusação que a ele foi imputada, depois de lhe ser dado o Direito a ampla defesa e o contraditório como rege a Constituição de Nosso País. Queremos que fatos como esses leia aqui sejam devidamente apurados e sirvam como exemplo para que de forma cabal e eficaz sejam extirpados do nosso meio, condutas que nem de longe representam o profissionalismo e a forma leal e íntegra dos Agentes Penitenciários de Pernambuco.

Informamos ainda, caso seja comprovado, e o fato seja verídico, que pesa sobre o agente citado, podemos afirmar que é um fato isolado, uma ilha que se perdeu do continente de honestidade.

Hoje a categoria acorda de luto.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS AFASTA DIREÇÃO DA PENITENICÁRIA AGRÍCOLA DE ITAMARACÁ

O governador Eduardo Campos pediu ontem o afastamento temporário da direção da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. A medida foi anunciada na tarde de ontem, depois que o deputado estadual Pedro Eurico (PSDB) denunciou que houve facilitação na fuga do detento João Guilherme Nunes Costa. O preso, que cumpria pena no regime semi-aberto, é acusado de envolvimento com a morte do universitário Alcides Nascimento, assassinado na porta de casa na Vila Santa Luzia, na Torre. O parlamentar, que esteve reunido ontem à tarde com o governador, acusa o diretor da unidade de ter sido negligente por ter comunicado à Justiça a fuga do detento somente 15 dias depois do fato. João Guilherme evadiu-se da prisão no dia 27 de janeiro e no dia 5 deste mês participou do assassinato do estudante. O outro envolvido com o crime, um adolescente de 16 anos, já foi apreendido pela polícia.

Segundo o deputado, somente no dia 11, seis dias após o assassinato, o diretor da penitenciária, Eriston Carline, teria comunicado oficialmente à Vara de Execuções Penais sobre a sua fuga. "O mais grave é que o ofício está com a data retroativa ao dia 29", alegou Pedro Eurico. Enquanto a investigação administrativa realizada pela Secretaria de Ressocialização não for concluida, o diretor da Penitenciária Professor Barreto Campelo, coronel Francisco Duarte, acumulará a direção da Agroindustrial São João, conhecida como Pai.

O detento João Guilherme foi beneficiado pela primeira vez com o regime semi-aberto em 2005, mas logo que chegou à Pai, fugiu. "Ele foi recapturado pela polícia já no nosso governo em março de 2008 e autuado em flagrante por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. O que o deputado quer, é o mesmo que nós queremos. Precisamos estar juntos para garantir que esse crime não fique impune", disse o governador Eduardo Campos.

Na ocasião da progressão do regime, em 2006, já havia em tramitação dois mandados de prisão preventiva contra o preso, por isso, ele não poderia ser beneficiado com a medida. João Guilherme cumpria pena pelo assassinato de um vizinho. O juiz da Vara de Execuções Penais, Adeildo Nunes, que concedeu o benefício, alega que foi induzido ao erro por não ter recebido informações corretas do Sistema de Informações Carcerárias, que traz todo o histórico dos detentos e é fornecido pela Secretaria de Ressocialização.
Leia mais aqui

Agente penitenciário de Pernambuco é preso na Paraíba

O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Paraíba prendeu, na tarde desta sexta-feira (19), um agente penitenciário com aproximadamente 30 quilos de maconha prensada. No momento da abordagem, o funcionário estava a serviço da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres), utilizando uma viatura do Estado. Além de Ciro de Sá Leite, de 36 anos, outros três homens que o acompanhavam também foram presos.

Segundo o coronel Isaac Wanderley, superintendente de Segurança Penitenciária de Pernambuco, o acusado trabalhava como agente desde 2000 e já vinha sendo investigado pelo serviço de inteligência da Polícia Civil. “Ele acabou sendo preso pela polícia da Paraíba, mas a polícia pernambucana já vinha investigando algumas denúncias sobre ele”, disse. Ciro foi autuado em flagrante e ficará preso em João Pessoa.

O delegado do GOE da Paraíba, Walber Virgulino, que efetuou a prisão, declarou que Ciro estava armado com um revólver calibre 38. A Polícia Civil de Pernambuco solicitará uma cópia dos autos da prisão, para que possa ser aberto um procedimento administrativo-disciplinar, a fim de apurar conduta irregular.
Fonte - JC