sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Operação Carnaval

Preocupado com as festas de Carnaval, que acontecem de 13 a 16 de fevereiro, Humberto Vianna, secretário de Ressocialização assina nesta sexta-feira (12), a Portaria SERES Nº 051/2010, que trata da Operação Carnaval com definição de diretrizes básicas de trabalho para o período momesco. Obedecendo as diretrizes do Pacto pela Vida, Vianna falou da infra-estrutura utilizada. Serão 15 viaturas, 9 pickups S10, 3 forgões Ducato e 3 caminhões, todos do tipo Xadrez.

Também haverá detectores de metal, armas não-letais e computadores conectados ao Sistema de Informações Carcerária, onde poderá ser checado na hora se o suspeito faz parte do Sistema Penitenciário, seja, fugitivo, regimes aberto, semi-aberto ou liberdade condicional. Todos operados por 50 agentes penitenciários durante o Galo da Madrugada. O trabalho será feito em parceria com policiais militares no sentido de fiscalizar os detentos dos regimes aberto e semi-aberto não liberados para o Carnaval, além dos fugados e evadidos.

Os pontos estratégicos já foram definidos pela equipe de segurança, são eles: Ponte Duarte Coelho, Estação Central do Metrô próximo à Casa da Cultura, Avenida Sul e o Fórum Thomaz de Aquino. Pelo documento, ficou definido ainda que toda operação será coordenada por Isaac Wanderley, superintendente de Segurança Penitenciária, o qual contará com 4 gerentes e 50 agentes penitenciários.

Já na sede da Secretaria de Ressocialização, sito à Rua do Hospício, nº 751, Boa Vista, Agentes Penitenciários trabalharão 24 horas. Além disso, uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos, advogados e assistentes sociais da Superintendência de Capacitação e Ressocialização da SERES estarão de plantão durante os festejos de Momo.

Vale ressaltar ainda que, haverá reforço na gerência de Operações de Segurança com alocação de agentes penitenciários no sentido de oferecerem suporte operacional para as Unidades Prisionais da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado.

Vianna destaca ainda a parceria com a Secretaria de Defesa Social, Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá e a Secretaria de Ressocialização na realização da Operação Verão na Ilha, que continua durante todo o Carnaval. Pelo planejamento, são cerca de 40 agentes penitenciários trabalhando, com o objetivo de preservar a ordem pública, fiscalizando presos do semi-aberto que circulam na Ilha de Itamaracá. A infra-estrutura é formada por 10 homens/dia, 2 viaturas do tipo S-10 xadrez e 1 caminhão xadrez, todos com computadores on-line. Além disso, 10 agentes penitenciários farão rondas itinerantes.

Ao todo, a SERES é responsável pelo controle e manutenção de 67 cadeias públicas e de 18 unidades prisionais localizadas nos municípios de: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Igarassu, Buíque, Arcoverde, Caruaru, Canhotinho, Pesqueira, Palmares, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Salgueiro, Abreu e Lima e Limoeiro.
Fonte - aqui