domingo, 24 de janeiro de 2010

MJ oferece 200 mil vagas em cursos a distância para profissionais da área de segurança

O Ministério da Justiça oferece 200 mil vagas em 57 cursos gratuitos a distância para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais de todo o país. A expectativa é que as vagas sejam preenchidas antes do término do prazo de inscrições, que vai do dia 26 ao dia 30 de janeiro.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Serão oferecidos seis novos cursos, entre eles o de papiloscopia, identificação veicular, fiscalização de excesso de peso, mediação de conflitos e cartéis. Os cursos de 40 horas ocorrerão entre os dias 25 de fevereiro e 31 de março. Os de 60 horas vão até 14 de abril.

Os profissionais que desejam participar dos cursos e que recebem até R$ 1,7 mil poderão, ainda, receber benefício de R$ 400, por meio do projeto Bolsa Formação, também do Pronasci.

Mesmo a distância, os alunos contam com a ajuda de tutores dentro das salas de aula para tirar dúvidas, estipular tarefas e avaliar os trabalhos produzidos. Além do material de apoio, eles também contarão com vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento. Para fiscalizar a participação efetiva do profissional durante o curso, alguns alunos que recebem o Bolsa Formação serão sorteados aleatoriamente para fazerem provas presenciais.

Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à internet, o Ministério da Justiça colocará à disposição 270 telecentros em todo o país com computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

Fonte - D.P

Agentes penitenciários são surpreendidos por disparos em Arapiraca

Agentes penitenciários do presídio Desembargador Luís Oliveira Sousa, em Arapiraca, trabalham com medo. Durante a madrugada desta sexta-feira (22), um jovem trocou tiros com agentes que ficam na laje. O acusado é baleado e encaminhado para a Unidade de Emergência da cidade.

Agentes reclamam da falta de armamentos potentes para alguma eventualidade como essa. Felipe Torres é o acusado em trocar tiros com os agentes penitenciários e vigilantes dos Campos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele estava aparentemente drogado na hora da prisão. Um revólver calibre 38 e várias cápsulas foram apreendidos.

Segundo o agente Rufino, o acusado começou trocar tiros com agentes quando passava numa moto GC 125 cc, placa DJW-7003, numa estrada de barro ao lado do presídio. “Os agentes revidaram também atirando. Foi quando passou uma guarnição do Pelopes que ajudou na perseguição”, falou o agente.

Ainda de acordo com Rufino, os reeducandos ameaçam constantemente os agentes. “Qualquer coisa aqui os reeducandos estão ameaçando. Faz até medo sair para casa ou andar pelas ruas”, revelou.

Felipe Torres acabou sendo atingido por um disparo e caiu da moto. Policiais do Pelopes realizaram a prisão e encaminhou para o hospital de urgência e emergência Dr. Daniel Houly. Já é a quinta vez que acontece troca de tiros com os agentes que ficam na laje do presídio. Nenhum agente ficou ferido.
Fonte -