sexta-feira, 30 de outubro de 2009

500 vagas para Agentes Penitenciários

O Estado aumentará em 60% o efetivo de agentes de segurança penitenciária com a admissão, no próximo ano, de 500 profissionais. Hoje, a Secretaria de Ressocialização do Estado (Seres) lança o edital do concurso público, cujas inscrições começam em 15 de novembro e custam R$ 80. O governo oferece salário de R$ 1.238. Entre os selecionados, 100 serão mulheres. Os requisitos são ter concluído o ensino médio e ter carteira de habilitação.


Os classificados poderão atuar em qualquer uma das 17 unidades prisionais de Pernambuco, que hoje contam com cerca de 840 agentes. O edital não prevê vagas para o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (Zona da Mata Norte), uma parceria público-privada. O complexo receberá os detentos das três penitenciárias de Itamaracá (Grande Recife), a serem desativadas, e será inaugurado até o primeiro semestre de 2011.


A Seres dividiu as vagas por macrorregião. A área metropolitana absorverá mais profissionais, com 211 postos de trabalho reservados, seguida do Agreste, com 129. Não se sabe, porém, quantos agentes receberá cada uma das prisões. “Estamos fazendo diagnóstico para saber qual a necessidade de pessoal de cada unidade”, disse o secretário de Ressocialização, coronel Humberto Vianna.


Além da prova escrita, os candidatos passarão por exame de saúde, psicológico e de aptidão física,além da investigação social. Quem ultrapassar essas etapas entra para o curso de formação, que durará três meses e meio. Mesmo assim, não tem vaga garantida, pois essa fase também é eliminatória. “Quem não alcançar o desempenho desejado nas aulas não será aprovado”, enfatizou o secretário.


Como o resultado do processo seletivo está previsto para sair em 3 de maio de 2010, os agentes começam a atuar no mês seguinte. As mulheres serão lotadas nas quatro colônias penais femininas: Recife, Abreu e Lima (área metropolitana), Buíque (Agreste) e Petrolina (Sertão).
Interessados em participar da seleção devem acessar a página www.upenet.com.br até 20 de dezembro. A taxa deve ser paga exclusivamente em agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Aqueles que desejam solicitar isenção do pagamento podem fazê-lo de 15 a 30 de novembro, somente pelo site.