terça-feira, 20 de outubro de 2009

Preso resgatado de presídio é recapturado

O detento Givanildo Rosa de Souza, resgatado numa ação ousada do presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, nessa quinta-feira (15), foi recapturado, juntamente com um comparsa identificado como Moisés, na cidade pernambucana de Garanhuns, por volta das 13 horas deste domingo (18). Além deles, um homem identificado como Aldo, que deu abrigo aos fugitivos, foi trazido para Maceió. Eles foram presos por agentes da Polícia Civil. Todos já estão na sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), em Maceió, onde foram ouvidos pelo delegado. Amanhã eles devem ser apresentados pela direção-geral da Polícia Civil, em Jacarecica.

A operação contou, além da Deic, com equipes do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre ) e também da Seção Especial de Roubo a Banco (Serb), todas coordenadas de perto pelo delegado Paulo Cerqueira.

Campana

Os policiais civis das divisões especializadas estiveram de campana desde a quinta-feira (15) em uma propriedade rural localizada em Garanhuns, onde Givanildo e Moisés ficaram escondidos. A casa onde ficaram é de um colono identificado como Aldo, que cuidava dos dois providenciando alimentação e outros cuidados. Durante a vigília, policiais escutaram algumas conversas entre os presos.

"O Givanildo dizia: 'Isso aqui tá um mar de rosas, ô vida boa, leitinho quente'. Enquanto isso, esperávamos o momento certo para a abordagem", disse um dos agentes que participou da operação.

Prisão

Na hora que avançaram para efetuar as prisões, Givanildo, Moisés e Aldo jogavam baralho e se divertiam sempre comentando a calmaria no local. O primeiro ficou surpreso com a chegada dos agentes e ainda teria feito uma indagação.



"Ele olhou assustado e disse: 'como vocês me acharam'?", relatou um agente. Aldo disse não saber de quem se tratava, referindo-se aos 'hóspedes', mas, segundo a polícia, 'para quem não conhecia, o tratamento era vip', com direito a maçãs e uvas.

Fuga



O reeducando Givanildo Rosa de Souza, apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC/SP), recebeu na fuga o apoio de dois veículos, um Polo de cor prata e um Astra, além de motoqueiros que teriam chegado atirando nos agentes penitenciários que estavam nas guaritas, perto da muralha.

O fugitivo é baiano, morava em Guarulhos e foi preso no dia 02 de setembro passado, em uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) - em parceria com a Polícia Militar (PM) -, em uma pousada no bairro Cruz das Almas, em companhia de uma menor. A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça.

Apreensões



No mesmo dia da fuga, policiais da Radiopatrulha (RP) localizaram o veículo Polo abandonado próximo ao aeroporto. Horas após, guarnições do 5º Batalhão encontraram uma submetralhadora abandonada dentro de um veículo no conjunto Graciliano Ramos, parte alta de Maceió e adjacente do presídio.

Por trás do Baldomero Cavalcanti também foram encontradas munições para pistolas. 45 e PT-380.

Militares preparam caminhada pela unificação dos salários

As lideranças que representam a classe militar de Alagoas marcaram para o dia 29 de outubro, a partir das 15h, uma caminhada pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 300. A PEC estabelece que a remuneração dos policiais militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. O texto altera a Constituição Federal de 1988.

O percurso da caminhada começa no Clube dos Subtenentes e Sargentos, no Trapiche da Barra, e termina na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió. O ato deve ter início com a chegada da comissão de parlamentares de Brasília, incluindo o relator da proposta, deputado federal Major Fábio (DEM/PB). A bancada alagoana também deve ser convidada.

Como as duas tropas estão empenhadas pela aprovação da PEC 300, a expectativa é para uma boa quantidade de militares marchando pacificamente pelas ruas da cidade. A categoria em outros Estados também está se mobilizando para atos da mesma natureza.

Na opinião do presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Alagoas, Wagner Simas, a tropa da PM e do Corpo de Bombeiros precisa ir às ruas demonstrando a força que tem e pedindo a aprovação da PEC 300, que dará um salário mais digno às corporações. Simas também representa o Estado na direção financeira da Associação Nacional dos Praças (Anaspra).

A proposta tem como autor o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), cuja ementa altera a redação o inciso 9º, do artigo 144, da Constituição Federal. Atualmente, ela aguarda parecer dos membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para, então, ser votada ou não pelos parlamentares.

Os policiais e bombeiros militares do Distrito Federal possuem uma remuneração superior aos salários pagos aos agentes dos outros Estados. As discussões para que houvesse a unificação destes vencimentos ocorrem há anos em todo o Brasil.

Desde a apresentação da PEC 300, no dia 4 de novembro do ano passado, audiências públicas vêm acontecendo com a participação de autoridades ligadas à segurança pública do Brasil todo. No último dia 7, dois requerimentos foram apresentados pelo deputado federal Mendonça Prado, propondo a realização de conferência em Aracaju, Sergipe, de uma audiência pública com a presença de um representante da Anaspra.
Fonte - gazeta