sábado, 10 de outubro de 2009

APOSENTADORIA ESPECIAL

Prezado companheiros,
Hoje, como de costume, acessei a homepage do nosso companheiro ANDRÉ CAZEZINHO, a homepage da NOSSA ASSOCIAÇÃO, dentre outros.


Qual foi meu espanto ao ler o site da ASPEPE, Segue o trecho do texto:
A ASPEPE tem o papel de cobrar do Governo os acordos firmados, mas também irá sempre propor soluções. A Diretoria da ASPEPE além de participar das negociações com o Governo, no dia de hoje entregou algumas propostas para o melhor funcionamento do Sistema Penitenciário, como também a valorização funcional.


Até aí tudo bem. Concordo com os esforços que a ASPEPE está desprendendo frente ao governo. LOUVÁVEL. Mas o que mais me chamou atenção segue abaixo, logo na primeira frase:


"Ano passado, conseguimos a questão da pensão especial,.."

Não é verdade! essa questão da APOSENTADORIA ESPECIAL não é conquista da ASPEPE, tampouco do SINDASP. É UM ENGODO!


Na verdade, a aposentadoria especial é fruto de uma PSV- PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE Nº 45 que quer unir vários pedidos de MANDADOS DE INJUNÇÃO e que está sendo julgado por esses dias.


A aposentadoria especial está inserida na lei 8213 de 24 de julho de 1991 e também, no artigo 40, § 4º com redação da emenda constitucional de nº 47/05. Portanto, NINGUÉM É DONO DA CONQUISTA DA APOSENTADORIA ESPECIAL! Nem a ASPEPE e nem SINDASP.


Portanto, vamos ser mais claros com quem, muitas vezes, desconhece os fatos. Quem usa esse tipo de artifício são os SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES PELEGAS, coisa do passado e retrógrado.


Quero deixar claro aqui que NÃO SOU DEFENSOR DA ASPEPE E NEM DO SINDASP, como muitos já me mandaram tomar cuidado com o que escrevo ou falo aos companheiros. Apenas gosto das coisas CLARAS, sem meias verdades ou mentiras. Não sou dono da verdade, porém, não gosto de que as notícias sejam manipuladas ao bel prazer.
Abraços cordiais.
Por Adielton

Lula sanciona lei que obriga presídio a ter defensor público

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (7) a nova lei da Defensoria Pública. Pelas novas regras, todas as instituições prisionais e de internação de adolescentes no país terão que contar com pelo menos um defensor público.



Atualmente, o país conta com cerca de 5 mil defensores públicos federais e estaduais. Eles são responsáveis pela defesa dos interesses dos cidadãos mais pobres junto à justiça. Segundo a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), com a nova lei é possível que esse número dobre nos próximos anos.



A lei também regulamenta o trabalho dos defensores públicos em todo país e cria a prerrogativa do orçamento próprio para das defensorias estaduais. Lula contou durante a cerimônia que um advogado tentou ficar com 20% da sua indenização quando perdeu o dedo na década de 60.



“Eu quando perdi o dedo saí da justiça e apareceu um cidadão e disse para eu ir no escritório dele que conseguiria coisa mais [dinheiro] para mim. Eu, ainda molecão, fui no escritório e assinei todos os papéis que ele pediu e quando eu fui receber meu dinheirinho, era uns 362 cruzeiros ou coisa assim, ele quis me tomar 20%. Aí comecei a chorar porque como eu ia falar para minha mãe que o advogado ia ficar com os 20% do meu dinheirinho e o meu dedo já tinha ido para o beleléu”, contou. Segundo Lula, depois de falar com outro advogado conseguiu evitar a cobrança da comissão.



O presidente disse que a nova lei permite que todos os cidadãos tenham acesso à Justiça. “Estamos garantindo com essa lei o mesmo direito ao cidadão mais pobre desse país que tem o cidadão com condições de contratar o mais importante advogado desse país. Porque a democracia não seria democracia se não garantisse a todos as mesmas oportunidades”, salientou.



Lula cobrou ainda que a defensoria pública tenha um canal direto de comunicação com a sociedade e sugeriu a criação de um telefone “0800” para facilitar o acesso aos defensores.



“Eu acho que tem que começar divulgação do trabalho da defensoria e acho que tem que ter um 0800 e que seja divulgado na televisão para as pessoas ligarem quando precisarem. Para que quando uma pessoa for abordada indevidamente ou for injustiçada ou em qualquer problema saiba que o estado brasileiro está dando a ele um advogado que ele não poderia pagar”, discursou.

Fonte - globo