sábado, 22 de agosto de 2009

Paulista ganha terminal integrado

A partir do próximo sábado (22), cerca de 85 mil usuários do transporte público dos municípios do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu poderão utilizar os serviços do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, inaugurado na manhã de ontem. Após dois anos em obras, o novo terminal, localizado na PE-22, em Paulista, disponibilizará opções de deslocamento à população, permitindo a ligação para todas as áreas do Grande Recife com o pagamento de uma única tarifa. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), representou a Casa no evento, que contou com a presença de vários parlamentares.
A solenidade foi aberta por Hebe Silveira, filha do ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira. Ela agradeceu a homenagem do Governo do Estado ao pai. Em seguida, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto, lembrou que Pelópidas foi o idealizador e criador da Companhia de Transportes Urbanos (CTU), com o objetivo de organizar o setor. Ele também destacou que a previsão é que, até o fim do Governo, 23 terminais estejam funcionando.
O presidente da Alepe chamou a atenção para a importância da obra e elogiou a iniciativa do governador Eduardo Campos (PSB). "O terminal permitirá ao usuário mais opções de deslocamento, com economia mensal de mais de R$ 123", frisou. Uchoa também fez questão de lembrar que o autor do projeto de lei que denominou o terminal de Pelópidas Silveira foi do líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PT).
Eduardo Campos encerrou a cerimônia afirmando estar feliz "por saber que o povo pernambucano reconhece o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo". Os R$ 6,5 milhões investidos na obra permitirão a operação com 19 linhas integradas e 13 linhas alimentadoras.
Plenário - Na reunião plenária da tarde, o deputado Sérgio Leite (PT) enalteceu a ação do Governo Edurado de construir o Terminal Integrado Pelópidas Silveira. O parlamentar é um dos representantes do município do Paulista na Alepe e havia comparecido à inauguração da obra, pela manhã.
Para ele, além de uma reverência justa a Pelópidas Silveira - político que investiu no desenvolvimento urbano do Recife - , "a conclusão do terminal é o exemplo concreto de que é possível tirar promessas do papel". "A integração dos transportes fez parte da plataforma de Governo do Estado e, hoje, a população comemora mais um avanço", ressaltou.
Em apartes, os deputados Amaury Pinto (PR), Luciano Moura (PCdoB), Augusto Coutinho (DEM) e o primeiro-secretário do Poder Legislativo, João Fernando Coutinho (PSB), também se posicionaram. "Hoje foi um dia de festa para Paulista, que nunca teve sequer um terminal rodoviário. Os governos anteriores somente fizeram projetos, mas quem, de fato, concretizou foi Eduardo", enfatizou Pinto.
"Eduardo está empenhado em melhorar o setor de trânsito e transportes, tanto que amanhã (hoje) estará assinando ordem de serviços para construção de um viaduto, no Complexo de Salgadinho", informou Moura. "Concordo com a escolha do nome para a obra, mas a questão é que, dos 12 terminais anunciados pelo governador, apenas um foi concluído, ao longo de quase três anos de gestão", criticou Augusto Coutinho.
"Tudo o que foi proposto está sendo cumprido. A gestão atual melhorou, consideravelmente, o tráfego em diversas vias e concluirá os 12 terminais prometidos", rebateu João Fernando. Os governistas elogiaram, ainda, o trabalho do secretário das Cidades, Humberto Costa, e do presidente do Grande Recife Consórcio, Dílson Peixoto.
Fonte - DO