quarta-feira, 24 de junho de 2009

Seis pessoas ficam feridas em rebelião na antiga PAI, em Itamaracá

Seis feridos e dez salas incendiadas foram o resultado da rebelião que aconteceu. na manhã desta terça-feira (23), na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, litoral Norte de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Ressocialização, no tumulto, ficaram feridos levemente cinco presos e o diretor da penitenciária, Eriston Carline, que foi atingido no braço por uma pedra. Os detentos incendiaram quatro salas da administração e seis cantinas da penitenciária.

Ainda segundo a secretaria, 40 agentes penitenciários, oito homens da Rádio Patrulha e 60 policiais do Batalhão de Choque foram utilizados para controlar a rebelião. Uma viatura de resgate do corpo de bombeiros, duas viaturas de combate a incêndio e oito bombeiros também participaram da ação.

Na varredura após a rebelião, foram encontrados 60 aparelhos de televisão, 120 ventiladores, 40 aparelhos de DVD, 80 aparelhos de som e seis video-games. Armas, celulares e carregadores não foram encontrados..

A confusão começou porque os presos desejavam ser liberados para passar o São João com as famílias. Dos 1.395 presos, 540 deram entrada no processo de indulto e foram beneficiados. Os que não conseguiram fizeram o protesto..

Como era dia de visita, muitos paresntes dos detentos estavam do lado de fora da penitenciária. “Eles têm direito de receber a visita deles, como todo mundo tem. Eles não podem passar por isso e nem a gente, aqui fora. Isso dói demais”, disse a mulher de um preso, Marta Nascimento..

O promotor de Justiça Marcellus Ugiette, que estava no local da rebelião, fez ressalvas ao protesto. "A saída temporária é um direito do preso de semi-aberto, mas é preciso que tenha um disciplinamento", disse..

Para o secretário de Ressocialização, o coronel Humberto Viana, a saída dos presos aumenta a violência. "É preciso q as pessoas compreendam que, na medida que eu coloco uma maior quantidade de presos na rua, em período de festas, sobretudo, o número de homicídos aumenta. E nós tivemos duas semanas em que estamos muitos próximos da meta de 12% [meta da Pacto pela Vida para o o percentual de homicídios]", afirmou..

O secretário informou, ainda, que já se sabe quem são os líderes da rebelião. "Eles foram identificados e todos serão transferidos", disse.
Fonte - pe360graus