quarta-feira, 10 de junho de 2009

Agentes penitenciários fazem protesto no Centro

Eles reivindicam equiparação salarial com policiais civis


Dezenas de agentes penitenciários realizam protesto, na tarde desta quarta-feira, bloqueando a Rua Melo Morais, no Centro de Maceió, nas proximidades da Praça dos Martírios. O objetivo, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas (Sindapen-AL), Jarbas Souza, é sensibilizar o governador Teotônio Vilela Filho quanto à equiparação salarial da categoria com a Polícia Civil e com a Polícia Militar. A categoria afirma que só irá desobstruir a pista quando conseguir agendar uma reunião diretamente com o governador.

"Não adianta o senhor governador mandar um representante ou secretário conversar conosco. Queremos apresentar nossa reivindicação ao ele próprio, que é a autoridade máxima. Lamentamos prejudicar a população, mas a culpa de mais manifestação é do próprio governo, que não cumpri o que promete", comentou um dos manifestantes.

O trânsito em toda a região do Centro já é muito lento, em virtude do protesto. "Um policial civil ganha um mil e oitocentos reais, enquanto nós recebemos a metade, o equivalente a R$ 990,00. É por isso que o agente penitenciário não tem dinheiro para comprar sua casa própria, sendo obrigado a morar numa área de risco ou de aluguel", comentou o presidente do Sindicato.

5 greves em 2 anos

O sindicalista também informou que, desde 2007, quando os novos agentes penitenciários assumiram os cargos para os quais foram aprovados em concurso público, os salários permanecem os mesmos, sem nenhum reajuste.

"Já fizemos cinco greves e houve dois acordos fechados com este governo. Entretanto, nenhuma das negociações foi efetivada e tudo ficou apenas no campo das promessas. Só de inflação já tivemos uma perda real de quase 20% e três datas-base nossas passaram sem ser respeitadas. Não vamos mais aceitar esse descompromisso", garantiu Souza.

Segundo o Sindapen-AL, Alagoas possui 780 agentes penitenciários. A categoria ainda não ameaça entrar em greve, mas assegura que, a partir da próxima segunda-feira (15), fechará as ruas do Centro, sempre no horário de meio-dia.
Fonte - gazetaweb