quarta-feira, 3 de junho de 2009

Preso foge de casa de detenção vestido de mulher

O fugitivo responde a assaltos e sequestro em Brasília. Ele havia chegado à casa de detenção no início do ano e esperava ser julgado. Outro preso que tentou fugir, também com roupas femininas, é acusado de matar vigilante do Banco do Brasil

Depois de oito presos fugirem na madrugada de sábado passado, a Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi alvo de mais uma fuga. No último domingo, um preso escapou, pela porta da frente, vestido de mulher. Outro acabou sendo descoberto e não conseguiu fugir da prisão. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) determinou abertura de sindicância administrativa para apurar os dois casos. Por sua vez, a Polícia Militar anunciou que irá instaurar Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a fuga dos oito presos, pois há sinais de facilitação.

O preso que conseguiu escapar vestido de mulher foi identificado como sendo Francisco Charles Santiago da Silva. Segundo o administrador da casa de custódia, Luís Castelo, o preso havia sido transferido do Distrito Federal para a CPPL de Itaitinga no início deste ano. Em Brasília, Charles responde por crime de assalto seguido de extorsão mediante sequestro e porte ilegal de arma.

Já José Humberto da Silva foi descoberto quando tentava deixar a casa de custódia na companhia de Charles e de algumas mulheres durante o encerramento da visita de domingo. Ele usava peruca, vestido e sandálias femininas. “Ao ser descoberto, Humberto foi interceptado pelos agentes penitenciários, mas o segundo (Charles Santiago) se aproveitou do tumulto e fugiu sem ser percebido, em meio às outras mulheres que deixavam o local”, explicou Luís Castelo.

Conforme o diretor da CPPL de Itaitinga, José Humberto é acusado de ser assaltante de banco e responde a crime de latrocínio. Ele é acusado também de ter assassinado o vigilante da agência do Banco do Brasil de Monsenhor Tabosa, em novembro do ano passado. O preso ainda aguarda ser julgado.

Em janeiro passado, um detento da cadeia pública de Juazeiro do Norte, a 564 quilômetros de Fortaleza, na Região do Cariri, foi descoberto ao tentar deixar a cadeia vestido de mulher. Na ocasião, o mal jeito de se vestir e o andar desengonçado despertaram a atenção dos agentes penitenciários, que evitaram a fuga.

Em relação à fuga dos oito presos ocorrida no último sábado, todos os 11 PMs que estavam de plantão já foram ouvidos. O PM suspeito de ter facilitado a fuga continua detido no presídio militar, no Centro de Fortaleza. O nome dele continua sendo mantido em sigilo pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). O IPM deverá durar até 90 dias.

Fonte - opovo