domingo, 29 de março de 2009

CONCURSO PÚBLICO: Estado contratará mil agentes penitenciários

O secretário-executivo de Ressocialização, coronel Humberto Vianna, anunciou, ontem, a abertura de concurso para a contratação de mil agentes penitenciários. O edital deverá ser lançado até o fim deste semestre e serão chamados de imediato 500 aprovados. Vianna informou que a Secretaria de Administração está formatando o texto do edital e as contratações deverão ocorrer até o início do próximo ano. O anúncio foi feito durante evento para entrega de 54 veículos entre vans, picapes, motos, ônibus e um caminhão. Foram adquiridos também detectores de metal, pistolas, espingardas, escopetas, granadas, sprays de pimenta e algemas. Um investimento total de R$ 10 milhões.

Todas as 17 unidades prisionais do Estado serão beneficiadas com os novos veículos, armamentos e equipamentos. “O investimento vai aumentar a segurança e velocidade na transferência de presos entre unidades, além de ajudar no transporte dos detentos quando forem se apresentar à Justiça”, explicou o secretário. Cada carro é identificado com o nome da unidade prisional para facilitar o monitoramento e a fiscalização. Os veículos são alocados por 12 meses, prazo que pode ser estendido por até 60 meses.

O secretário informou que há dez anos não há contratação de agentes para o sistema penitenciário do Estado. “O governador já autorizou a realização de concurso público. Temos que acertar agora como será feito o processo”, afirmou. O coronel revelou que o número de contratações é considerado pequeno. “Precisamos de cinco mil profissionais”, afirmou. Atualmente, 877 agentes penitenciários atuam no sistema carcerário.

Pernambuco abriga 18 mil detentos, embora a capacidade seja apenas de oito mil vagas. Além das 17 unidades prisionais, a Secretaria de Ressocialização é responsável também pelo controle e manutenção de 67 cadeias públicas. Humberto Vianna disse que a falta de vagas essa é uma realidade nacional. “No Brasil, existem 450 mil presos e faltam 300 mil vagas. Todo o sistema penitenciário do País é igual. Os problemas são os mesmos”, comparou. O coronel disse ainda que o Estado de São Paulo está investindo em melhorias. “Lá estão sendo construídos 40 novos presídios”, contou.

A partir do próximo mês, Humberto Vianna informou que as metas de gerenciamento serão monitoradas por meio de teleconferência entre os diretores das unidades de cada região e a coordenação da secretaria. “Estamos lançando indicadores sociais, econômicos e de segurança que serão checados semanalmente. Com isso, vamos aumentar a cobrança de resultados e melhorar a eficiência do sistema”, destacou.

Fonte - Seres