segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A PÍLULA QUE "NAVEGA" PELO CORPO HUMANO

A Philips desenvolveu o protótipo de uma pílula que pode ser programada para "navegar" em direção a um problema específico no corpo humano e liberar medicamento no local. A tecnologia ainda está sendo testada em animais.
Os pesquisadores acreditam que a pílula poderá ser utilizada no futuro para tratar problemas no aparelho digestivo, como colite e Doença de Chron -- doenças inflamatórias intestinais. Trata-se da "Pílula Inteligente" ou, simplesmente, "iPill".
De acordo com os pesquisadores, a possibilidade de levar um remédio para uma região específica do corpo humano reduz a quantidade necessária do medicamento e seus efeitos colaterais. Dois terços da "iPill" são compostos por microprocessador, bateria, antena e outros equipamentos. Os médicos podem acompanhar as informações enviadas pela pílula a uma estação de controle, e assim agir de acordo com as reações do organismo do paciente.
Uma outra empresa, a Pharmaceutical Profiles, também desenvolveu uma tecnologia parecida. Desde 2002, voluntários já ingeriram mais de 3.500 pílulas desenvolvidas pela empresa contendo medicamentos, antena, eletrônicos e outros materiais. Acredita-se que no futuro esse tipo de tecnologia terá um papel importante nos tratamentos de saúde.

Olha a NANOTECNOLOGIA aí gente!